Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/75
Tipo: Dissertação
Título: Programa de valorização pelo mérito implantado pela secretaria do estado da educação de São Paulo: opiniões de professores coordenadores
Autor(es): Marques, Lígia Maria
Primeiro Orientador: Sousa, Sandra Maria Zákia Lian
Resumo: Esta pesquisa trata do Programa de Valorização pelo Mérito implantado pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo no ano de 2009. O propósito é analisar, no contexto das políticas educacionais implementadas na rede de ensino de São Paulo, possíveis consequências de sua implantação na carreira docente e na dinâmica do trabalho escolar, na ótica de professores coordenadores. Busca-se explorar como se vem concretizando a noção de meritocracia nas políticas educacionais vigentes. Para tanto, são explicitados os propósitos e delineamento do Programa, relacionando-os às diretrizes de políticas públicas de educação do estado de São Paulo e analisadas opiniões de professores coordenadores sobre o Programa de Mérito e seus possíveis efeitos na dinâmica do trabalho escolar. Esta pesquisa, de caráter exploratório, utilizou procedimentos afeitos à abordagem qualitativa, recorrendo à análise de fontes documentais e coleta de depoimentos por meio de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Contribuições de autores nacionais e internacionais que se dedicaram ao estudo da temática da avaliação e carreira docente subsidiaram a discussão dos resultados. Os resultados evidenciaram tendência à aceitação da noção de justiça do Programa de Valorização pelo Mérito. A discordância com o Programa usualmente refere-se aos critérios adotados, revelando-se o acolhimento da ideia de responsabilização dos professores por suas escolhas, trajetórias e pelos resultados alcançados de suas vidas, levando a crer que o sucesso e o fracasso estão ligados aos talentos e habilidades de cada um. O Programa, ao acolher o princípio da meritocracia, tem potencial de induzir práticas discriminatórias em que apenas os “melhores” e os “mais capazes” devem ser premiados pelos esforços individuais. O Programa, como está delineado, premiando apenas 20% de professores, induz à divisão da classe dos “mais bem preparados” e a outra classe dos “mal preparados”, além de promover competição e o estímulo ao controle do aperfeiçoamento de formação individualizada. O Programa caminha no sentido inverso da cultura colaborativa, que estimula valores como compartilhamento entre os membros da escola.
Abstract: This research discusses the Valorization Program by Merit implemented by the State Education Board of São Paulo in 2009. The purpose is to analyze, in the context of educational policies implemented in the Education System of São Paulo, possible consequences of its introduction in the teaching career and in the dynamics of the school work, by the point of view of coordinating teachers. It explores how the notion of meritocracy in the current education policies has been materializing. In order to do so, it explains the purposes and delineation of the Program, relating them to the directives of the educational public policies of the Estate of Sao Paulo, and it analyses the opinions of coordinating teachers about the Merit Program and its possible effects in the school work dynamics. This exploratory research has utilized procedures based upon a qualitative approach, resorting to the analysis of document sources and testimonials gathered by a semi-structured questionnaire, with open and closed questions. National and International authors that have studied the evaluation theme and the teaching career subsidized the results discussion. The results demonstrate the tendency to accept the notion of fairness of the Valorization Program by Merit. The discrepancy with the Program usually refers to the adopted criteria, which reveals the acceptance of the idea of teachers’ accountability by their choices, trajectories and by the results reached in their lives, which make us believe that success and failure are attached to the talent and abilities of each individual. The Program, while adopting the meritocracy principle, has potential to induce discriminatory practices where only “the best” and “the most capable” must be awarded by their individual efforts. As outlined, awarding only 20% of teachers induces the division of the “the most well prepared” group and “the not well prepared” group, in addition to promoting competition and encouraging the enhancement of individualized education. Therefore, it trails in the opposite direction of a collaborative culture, which encourages values such as sharing between members of the school.
Palavras-chave: Meritocracia
Avaliação docente
Carreira docente
Meritocracy
Teaching evaluation
Teaching career
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós-Graduação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/75
Data do documento: 20-Jun-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ligia Maria Marques.pdfDissertação - Lígia Maria Marques1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.