Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCustódio, Lívia Cárnio-
dc.date.accessioned2020-05-15T18:39:22Z-
dc.date.available2020-05-15T18:39:22Z-
dc.date.issued2015-04-15-
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, Lívia Cárnio. Análise de exercícios de compreensão de textos em livros didáticos de língua portuguesa para o 6º ano. Franca, 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/670-
dc.description.abstractThe interpretation and understanding of texts are common subjects in teachers' room; the difficulty of the students to understand what they read is commented by teachers in different school subjects. In the case of the Portuguese language teaching, it has been found that a big problem is how the understanding of the texts for the Elementary School is explored in textbooks. There is evidence that the difficulty of the students to understand texts can be linked to the way the textbooks propose work with these activities and implementation that teachers do what is proposed in the didactic material. This research becomes relevant and justified by the need to reflect on approach to exercise reading comprehension of the Portuguese Language, supporting the notion of language as a dialogic and interactive activity and the notion of understanding as an activity and constructive process when it comes to understanding the proposals present in textbooks. Therefore, sought support in Linguistics Textual, especially in Koch's studies (2009; 2012) and Marcuschi (2008) on reading comprehension. This research aims to investigate the exercises of reading comprehension in two Portuguese textbooks used in the 6th year of Elementary School. As corpus were selected the textbooks: Diálogo - Eliana Santos Beltrão and Tereza Gordilo and Vontade de Saber Português - Rosemeire Alves and Tatiane Brugnerotto. For construction of the methodology, this research considered its theoretical and investigative character and identified two analytical steps. The first was on the discussions of the theory proposed for this research. The second step is the analysis of the exercises proposed by the two textbooks that constitutes the corpus of this research. This research is intended to enable reflections on the proposals of understanding in textbooks and how is happening the development of comprehension skills in students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Francapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.titleAnálise de exercícios de compreensão de textos em livros didáticos de língua portuguesa para o 6º anopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of text comprehension exercises in Portuguese language textbooks for the 6th yearpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID7402798308442563pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402798308442563pt_BR
dc.contributor.advisor1Pernambuco, Juscelino-
dc.contributor.advisor1ID1656882776659459pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1656882776659459pt_BR
dc.contributor.referee1Manfrim, Aline Maria Pacífico-
dc.contributor.referee1ID6752918632327359pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6752918632327359pt_BR
dc.contributor.referee2Ludovice, Camila de Araújo Beraldo-
dc.contributor.referee2ID2484816022138902pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2484816022138902pt_BR
dc.description.resumoA interpretação e a compreensão de textos são assuntos comuns em sala dos professores, a dificuldade dos alunos em compreender o que leem é comentada por professores das diferentes disciplinas escolares. No caso do ensino de Língua Portuguesa, tem sido constatado que um grande problema é como a compreensão dos textos para o Ensino Fundamental II é explorada nos livros didáticos. Há evidências de que a dificuldade apresentada pelos alunos para compreender textos pode estar vinculada ao modo que os livros didáticos propõem trabalhos com essas atividades e na aplicação que os professores fazem do que é proposto no material didático. A presente pesquisa torna-se relevante e justifica-se pela necessidade de reflexões sobre a abordagem dos exercícios de compreensão de textos da Língua Portuguesa, fundamentando a noção de língua como uma atividade dialógica e interativa e a noção de compreensão como um processo ativo e construtivo quando se trata das propostas de compreensão presentes nos livros didáticos. Para tanto, buscamos apoio na Linguística Textual, principalmente em estudos de Koch (2009; 2012) e Marcuschi (2008) sobre a compreensão textual. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os exercícios de compreensão de textos em dois livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Como corpus foram selecionados os livros didáticos: Diálogo, de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilo e Vontade de Saber Português, de Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto. Para construção da metodologia, a presente pesquisa considerou seu caráter teórico e investigativo e delimitou duas etapas. A primeira foi sobre as discussões da teoria proposta para este trabalho. A segunda etapa constitui as análises dos exercícios propostos pelos dois livros didáticos constituintes do corpus desta pesquisa. Com esta pesquisa pretende-se possibilitar reflexões sobre as propostas de compreensão nos livros didáticos e como é trabalhado o desenvolvimento das habilidades de compreensão nos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFRANpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livia Carnio Custodio.pdf880.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.