Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
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Tipo: Dissertação
Título: Os percursos dos atores Lavo, Mundo e Jano: A enunciação e o enunciado em Cinzas do Norte
Título(s) alternativo(s): The paths of the actors Lavo, Mundo and Jano. The enunciation and the enunciate in Cinzas do Norte
Autor(es): Moscardini, Miriam
Primeiro Orientador: Abriata, Vera Lucia Rodella
metadata.dc.contributor.referee1: Pernambuco, Juscelino
metadata.dc.contributor.referee2: Miyazaki, Tieko Yamaguchi
Resumo: Esta dissertação analisa o romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum por meio do arcabouço teórico da semiótica francesa, com o objetivo de verificar de que modo se instaura a relação conflituosa entre o ator protagonista “Mundo” e seu pai “Jano”, tendo em vista o valor que cada um deles atribui a seus objetos de valor. Para isso, recorre-se ao estudo das paixões, em especial, à paixão da cólera e suas variantes, com base nos estudos de A. J. Greimas e J. Fontanille. Examina-se também a questão do ponto de vista na narrativa em que o narrador “Lavo”, no presente da enunciação, relata a história do amigo Mundo e, por meio de seu foco de observação, como simulacro do enunciador e como ator participante, reconstrói o percurso do protagonista, delegando voz a outros narradores, o que propicia a criação de efeitos de sentido de verdade ao texto. Analisam-se, por fim, as estratégias utilizadas pelo enunciador ao mudar o foco de observação e a delegação de voz, e, ainda, a ancoragem do texto no norte do país e no contexto da ditadura militar, buscando os efeitos de sentido produzidos no texto por meio desses tipos de ancoragem espacial e temporal, e o caráter pluriisotópico da figura das “cinzas” no romance hatouniano.
Abstract: This work analyses the novel Cinzas do Norte by Milton Hatoum. The theory which underlies our analysis is the French semiotics. The study aims at verifying how the dysfunctional relation between the main character “Mundo” and his father “Jano” is established, considering the value each one of them gives to their objects of value. For this, we resorted to the study of passions, in special the passion of anger and its variants, based on A. J. Greimas and J. Fontanille‟s studies. Another aim is to verify the point of view of “Lavo”, the narrator of the novel, who relates in the present of the enunciation, the story of his friend Mundo. Furthermore, through Lavo‟s perspective as a simulacrum of the enunciator and as a participant actor, we examine how he reconstructs the protagonist‟s course, delegating voice to the other narrators. This textual strategy enables the creation of truth effect of sense to the text. We also examine the strategies used by the enunciator when he changes not only his point of observation but also the delegation of voice. Moreover, we finally examine the anchoring of the text in the north of the country and in the military dictatorship context. Besides, we looked for the effects of sense produced in the text by means of the spatial and temporal anchoring just like the pluri-isotopic character of the figure “ashes” in Hatoum‟s novel.
Palavras-chave: Milton Hatoum
Ator
Paixão da cólera
Enunciação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: MOSCARDINI, Míriam. Os percursos dos atores Lavo, Mundo e Jano: a enunciação e o enunciado em Cinzas do Norte. Franca, 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/665
Data do documento: 26-Fev-2010
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