Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/552
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da qualidade de vida de crianças do ensino fundamental da rede pública de São José da Barra-MG |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of quality of life of primary school children from public São José da Barra - MG |
Autor(es): | Lima, Carlos Henrique de Freitas |
Primeiro Orientador: | Cano, Maria Aparecida Tedeschi |
Resumo: | A qualidade de vida infantil é entendida com conceito subjetivo e multidimensional. Sua percepção varia de individuo para individuo, pois é um reflexo das várias dimensões que abrangem sua vida como é o caso de parâmetros individuais, sócioculturais e sócio-ambientais. Este estudo tem como objetivo avaliar a Qualidade de Vida dos alunos com idade entre 7 a 12 anos de duas Escolas Municipais, no município de São José da Barra no Estado de Minas Gerais. Uma delas oferece atendimento em período integral a seus alunos com atividades extracurriculares e a outra escola oferece apenas o período normal. Para tal propósito, foi utilizado o questionário AUQEI "Escala de Qualidade de Vida da Criança" (AUQEI, Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé). O questionário foi aplicado em 232 crianças na faixa etária em questão, cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido permitindo a sua participação na pesquisa. Através do presente estudo, foi possível verificar que a proporção de crianças que apresentaram uma boa qualidade de vida foi maior na escola de período integral (81%), se comparada à escola de horário normal (58%). Através dos resultados também foi possível verificar que as dimensões mais relevantes para a Qualidade de Vida Infantil, referem-se à lazer e a família nas duas escolas. Portanto, conclui-se que, a escola que oferece uma jornada diária ampliada, se configura em um espaço riquíssimo capaz de desenvolver as potencialidades máximas das crianças e suas habilidades pessoais, o que refletirá positivamente em sua qualidade de vida. Desde que as práticas pedagógicas desenvolvidas e propostas, estejam calcadas nos pressupostos da Promoção de Saúde. |
Abstract: | Quality of Life Children is understood to subjective and multidimensional concept. Its perception varies from individual to individual, it is a reflection of the dimensions that cover his life as is the case of individual parameters and socio-cultural and socioenvironmental. This study aims to evaluate the quality of life of students aged 7 to 12 years in two municipal schools in the municipality of São José da Barra in the state of Minas Gerais. One offers full-time care to their students with extracurricular activities and other school offers only the normal. For this purpose, we used the questionnaire AUQEI "Scale of Quality of Life of Children" (AUQEI, Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Image). The questionnaire was administered to 232 children in the age group in question, whose parents or guardians signed a consent form allowing their participation in the research. Through this study, we observed that the proportion of children with a good Quality of Life was higher in school full time (81%), compared to the normal school hours (58%). Through the results also shows that the dimensions most relevant to the Quality of Life Children, refer to the Recreation and Family in the two schools. Therefore, it is concluded that the school offers an extended workday, is set in an area rich able to develop the maximum potential of children and their personal skills, which will reflect positively on their quality of life. Since the teaching practices developed and proposed sidewalks are the assumptions of the Promotion of Health. |
Palavras-chave: | Qualidade de vida infantil Escola integral Escola promotora de saúde Promoção de saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Promoção de Saúde |
Citação: | LIMA, Carlos Henrique de Freitas. Avaliação da qualidade de vida de crianças do ensino fundamental da rede pública de São José da Barra-MG. Franca, 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca. 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/552 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Promoção de Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Henrique de Freitas Lima.pdf | 502.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.