Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/440
Tipo: | Dissertação |
Título: | Linguagem das emoções: efeitos retóricos de Hallelujah em duas cenas fílmicas |
Título(s) alternativo(s): | Language of emotions: rhetorical effects of Hallelujah in two film scenes |
Autor(es): | Souza, Priscila Antunes de |
Primeiro Orientador: | Figueiredo, Maria Flávia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Fernando Aparecido |
metadata.dc.contributor.referee2: | Magalhães, Ana Lúcia |
Resumo: | Hallelujah foi composta pelo escritor, músico e poeta canadense, Leonard Cohen, em 1984. Após sua popularização, passou a ser executada em filmes, programas de televisão, cultos religiosos e foi até mesmo utilizada como canção natalina. Um estudo acerca do alcance retórico dessa canção se faz necessário em razão de sua relevância no contexto musical e de seu reconhecimento internacional. A estrutura em que foi composta fornece ao intérprete um leque de possibilidades quanto à sua execução, permitindo, assim, que seja utilizada com distintos fins persuasivos no que tange ao despertar de emoções. Dessa forma, como corpus da presente pesquisa, selecionamos duas execuções distintas da canção Hallelujah: a versão do compositor da canção Leonard Cohen e sua utilização no filme Watchmen (2009) e a versão de Rufus Wainwright na voz John Cale e seu emprego no filme Shrek (2001). A partir desse corpus, buscamos depreender os elementos musicais de cada uma das execuções/enunciações da canção, calcados em suas variações interpretativas, considerando serem estes os responsáveis pelo despertar de paixões/emoções específicas no auditório. Para isso, procedemos a uma análise com base nas teorias retórica, musical e psicoafetiva, indicando quais recursos da composição em si e suas modificações quanto à melodia, ao ritmo, à harmonia, dentre outros elementos musicais puderam influir na cognição e no envolvimento do ouvinte. Fundamentamos nossa pesquisa na Teoria Retórica, em especial: Aristóteles (2000), Figueiredo (2006, 2010, 2016), Meyer (2007) e Perelman e OlbrechtsTyteca (2005) e, no que se refere às Teorias Musical e Cognitiva, baseamo-nos nos estudos de: Agawu (2012), Gorbman (1987), Meyer (1956), Copland (1974), Sacks (2007) e Sloboda (2008). Com a análise do corpus finalizada, concluímos que a música pode despertar emoções em quem a ouve por si só, mas principalmente quando aliada a elementos vitalizadores de emoções contidos na forma de compor uma peça musical. Ainda como resultado desta pesquisa, pudemos verificar que cada ser humano se sente tocado pela música de uma maneira distinta, de acordo com suas memórias, cultura, vivência de mundo, entendimento musical e também conforme a maneira como a ouve (consciente ou inconscientemente). Este trabalho, portanto, pôde trazer, à comunidade científica, algumas respostas à lacuna sobre a função retórica da música e pode ainda corroborar a hipótese de que a música pôde ser utilizada com vistas ao despertar de paixões e, consequentemente, à adesão dos espetadores à narrativa dos filmes selecionados. |
Abstract: | Hallelujah was composed by Canadian writer, musician and poet, Leonard Cohen, in 1984. After its popularization, it happened to be executed in films, television programs, religious cults and was even used like christmas song. A study of the rhetorical scope of this song is necessary because of its relevance in the musical context and its international recognition. Moreover, the structure in which it was composed gives the interpreter a range of possibilities as to its execution, thus allowing it to be used with different persuasive purposes as regards the awakening of emotions. As a corpus of the present research, we selected two different plays of Hallelujah: Leonard Cohen's songwriting version and its use in the movie of Watchmen (2009) and Rufus Wainwright's version of John Cale and its use in the film in Shrek (2001). From this corpus, we seek to understand the musical elements of each of the plays/enunciations of the song, based on their interpretative variations, considering that they are responsible for the awakening of specific passions/emotions in the auditorium. Therefore, we proceeded to an analysis based on rhetorical, musical and psychoaffective theories, indicating which features of the composition itself and its modifications regarding melody, rhythm, harmony, among other musical elements could influence the cognition and the involvement of the listener . We base our research on Rhetoric Theory, especially: Aristotle (2000), Figueiredo (2006, 2010, 2016), Meyer (2007) and Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) and, with regard to Musical and Cognitive Theories, of Agawu (2012), Gorbman (1987), Meyer (1956), Copland (1974), Sacks (2007) and Sloboda (2008). With the analysis of the finished corpus, we conclude that music can arouse emotions in those who listen to it by itself, but especially when allied with vitalising elements of emotions contained in the way of composing a musical piece. Still as a result of this research, we were able to verify that each human being feels touched by music in a different way, according to their memories, culture, world experience, musical understanding and also according to the way in which they listen (consciously or unconsciously). This work, therefore, was able to bring to the scientific community some answers to the void about the rhetorical function of music and can also corroborate the hypothesis that music could be used with a view to the awakening of passions and, consequently, to the adherence of the spectators to the narrative of the selected films. |
Palavras-chave: | Hallelujah Retórica Música Paixões |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | SOUZA, Priscila Antunes de. Linguagem das emoções: efeitos retóricos de Hallelujah em duas cenas fílmicas. Franca, SP, 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/440 |
Data do documento: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Priscila Antunes de Souza.pdf | 8.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.