Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/438
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cabeça Dinossauro e Nheengatu: uma leitura bakhtiniana das letras de música dos Titãs |
Título(s) alternativo(s): | Cabeça Dinossauro and Nhengatu: a reading of the lyrics of the band Titãs |
Autor(es): | Oliveira, Cláudia de Fátima |
Primeiro Orientador: | Ludovice, Camila de Araújo Beraldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Fernando Aparecido |
Resumo: | Nos anos 1980, o Brasil passava pelo período pós-ditatorial e em 1985, pela abertura democrática. Nesse cenário, a banda paulistana Titãs lançava o LP Cabeça Dinossauro, com letras de cunho crítico, ideológico e irônico, diante das instituições Igreja, Estado e Família. Em 2015, a banda lançou o CD Nheengatu, com críticas às mesmas instituições. O objetivo deste estudo é investigar de que maneira as letras mantêm relações dialógicas entre si e com o corpo social em tempos e locais distintos, a partir das reflexões do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Os enunciados marcam o contexto histórico, político e social em épocas distintas. As composições versam sobre questões sociais por meio das letras de “Polícia”, “Família”, “Igreja”, “Flores pra Ela”, “Fardado” e “Senhor”. Diante disso, as letras serão analisadas a partir de uma análise qualitativa, em meio às questões dialógicas. Para o suporte teórico, as considerações de Bakhtin (2006) trazem a ideia de que os discursos representam uma alteridade constitutiva, entendendo que os juízos de valor expressos por um locutor incorporam os discursos alheios. Assim, para uma assimilação interpretativa, o diálogo entre as letras ocorrem a partir das inserções ideológicas em relação ao contexto histórico e social vivido pelos autores e transmitido aos contempladores para uma assimilação interpretativa. Tem-se como conclusão, portanto, que, em tempos e espaços distintos, embora tenha havido diferenças entre as situações que regem as relações nas instituições analisadas, há muitas similitudes entre elas e que os locais de poder praticamente continuam os mesmos, ainda que cronótopos distintos. |
Abstract: | In the 1980s, Brazil went through the post-dictatorial period and in 1985, through democratic openness. In this scenario, the São Paulo band Titãs released the LP Cabeça Dinossauro, with lyrics of a critical, ideological and ironic nature, before the Church, State and Family institutions. In 2015, the band released the CD Nheengatu, with criticisms to the same institutions. The aim of this study is to investigate how the letters maintain dialogical relations between themselves and the social body at different times and places, from the reflections of the Russian philosopher Mikhail Bakhtin. The statements mark the historical, political and social context at different times. The compositions deal with social issues through the letters of “Polícia”, “Família”, “Igreja”, “Flores pra Ela”, “Fardado” and “Senhor”. Therefore, the letters will be analyzed from a qualitative analysis, amid the dialogical questions. For theoretical support, Bakhtin's (2006) considerations bring the idea that discourses represent a constitutive otherness, understanding that the value judgments expressed by a speaker embody the discourses of others. Thus, the dialogue between the letters occurs from the ideological insertions in relation to the historical and social context lived by the authors and transmitted to the contemplators for an interpretative assimilation. It is therefore concluded that in different times and spaces, although there were differences between the situations that govern relations in the analyzed institutions, there are many similarities between them and that the places of power practically remain the same, although chronotopes different. |
Palavras-chave: | Relações dialógicas Letras de música Titãs Bakhtin |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | OLIVEIRA, Cláudia de Fátima. Cabeça Dinossauro e Nheengatu: uma leitura bakhtiniana das letras de música dos Titãs. Franca, SP, 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca . 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/438 |
Data do documento: | 20-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudia de Fatima Oliveira.pdf | 692.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.