Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
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Tipo: Dissertação
Título: O papel do design na construção do ethos do protagonista na animação Up ‐ altas aventuras
Título(s) alternativo(s): The role of design in the construction of the protagonist's ethos in animation Up - high adventures
Autor(es): Souza, Rodrigo Aparecido de
Primeiro Orientador: Ferreira, Fernando Aparecido
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Maria Flávia
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Mônica Lima de
Resumo: A empatia do público pelo filme de animação (longa‐metragem)UP‐Altas aventuras (UP, 2009) é comprovada pelo sucesso comercial e crítico que obteve e pelos dois prêmios Oscar que conquistou. Como qualquer filme de animação, detalhes, como os designs dos personagens, composição dos cenários e as cores da animação, foram antecipadamente elaborados para funcionar como intensificadores dos sentidos pretendidos pela narrativa, agindo, assim, retoricamente. Fundamentada na retórica aristotélica e utilizando o filme UP como corpus, esta pesquisa tem por objetivo principal investigar a cooperação entre design e retórica nas etapas do processo argumentativo de um filme de animação. Para averiguar essa cooperação, será analisado o desenvolvimento visual do protagonista do filme, etapa conhecida como a do character design, que, em termos retóricos, pode ser entendida como o momento da construção do ethos do personagem. Além do próprio filme, o corpus será também composto pelo livro The art of Up (2009), escrito por Tim Hauser. Nessa obra, as “artes conceituais” (concept arts) desenvolvidas para a animação pelo orador‐diretor e sua equipe são apresentadas e descritas detalhadamente. Como recorte, utilizaremos o prólogo da narrativa para a análise da construção ética do protagonista. Comporão o arcabouço teórico as obras de autores da retórica como Aristóteles (2013), Perelman e Olbrechts‐Tyteca (2005), Ferreira (2015), Fiorin (2016), Reboul (2004) e Meyer (2007), associadas às obras de autores do campo da linguagem visual, como Arnheim (2011) e Dondis (1997). No que se refere ao character design, evocaremos autores como Bancroft (2006) e Nakata & Silva (2013). Por meio das análises, foi possível verificar a cooperação entre design e retórica nas etapas da inventio e da elocutio. Na análise do prólogo, verificou‐se que o emprego de formas, cores, proporções, entre outros recursos visuais, colaborou efetivamente para a construção da personalidade do protagonista Carl, um idoso pacato, ranzinza e amargurado
Abstract: The audience empathy by the animated film (feature‐length) UP (UP, 2009) is verified by its commercial and critical success and by the two Oscar awards conquered. As well as any animated film, details such as the characters' drawings, the scenes composition, and the colors were previously elaborated in order to act as intensifiers of the narrative intended meanings, thus acting in a rhetorical way. Based on the Aristotelian rhetoric and using the animated film UP as a research corpus, the current work aims to investigate the cooperation between design and rhetoric in the argumentative process steps of an animated film. To investigate this cooperation, it was analyzed the protagonist’s visual development ‐ a step known as character design, which, in a rhetorical terms, can be understood as the character’s ethos moment construction. Besides the animated film, the corpus was also be composed by The Art of Up (2009), written by Tim Hauser. In this book, the "concept arts" developed for the animated film by the orator‐director and his team are presented and described in detail. As a research cut, the prologue of the narrative was used for the analysis of the protagonist’s ethical construction. The theoretical framework was composed by rhetoric authors such as Aristotle (2013), Perelman and Olbrechts‐Tyteca (2005), Ferreira (2015), Fiorin (2016), Reboul (2004), and Meyer (2007) associated with visual language fields authors such as Arnheim (2011) and Dondis (1997). Regarding to the character design, it was evoked authors such as Bancroft (2006) and Nakata & Silva (2013). It was able to verify, through the analysis, the cooperation between design and rhetoric in the stages of inventio and elocutio. In the prologue analysis it was verified that the use of forms, colors, proportions, among other visual resources, effectively collaborated to the construction of Carl’s personality ‐ the protagonist ‐ a calm, grouchy and sad old man.
Palavras-chave: Retórica
Design
Ethos
Character design
Filme de animação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: SOUZA, Rodrigo Aparecido de. O papel do design na construção do ethos do protagonista na animação up altas aventuras. Franca, SP, 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística ) - Universidade de Franca. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/437
Data do documento: 8-Mar-2019
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