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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4279
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Marcos Roberto de | - |
dc.creator | Palanch, Wagner Barbosa de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T18:43:27Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2023-01-20T18:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, M. R. Manual prático para planejamento financeiro. Orientador: Wagner Barbosa Lima Palanch. 2021. 34 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4279 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Cruzeiro do Sul Educacional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática crítica | pt_BR |
dc.title | Manual prático para o planejamento financeiro | pt_BR |
dc.type | Produto Educacional | pt_BR |
dc.description.resumo | Este produto educacional é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada O Estado da Arte no período de 2011 a 2019: revelações sobre a presença da Educação Financeira no ensino da matemática (OLIVEIRA, 2021), sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Barbosa de Lima Palanch, cuja realização teve como foco o mapeamento de pesquisas de mestrado que abordam o tema Educação Financeira, buscando desvendar e examinar os conhecimentos já elaborados sobre a temática e apontar as abordagens mais relevantes. Dentre as revelações encontradas nas dissertações identificamos que os(as) professores(as)se preocupam com a prática docente e estão dispostos a se adaptar às mudanças exigidas no ensino e preocupados com a inserção dos alunos numa sociedade justa onde possam fazer uso dos seus direitos. As pesquisas apontam para a necessidade de criação de formações continuadas que abordem o tema Educação Financeira nas escolas, pois muitos professores não tiveram durante a sua formação aula de Matemática Financeira. Indicam também que os livros didáticos e os manuais dos professores não contextualizam os exercícios, dificultando a intervenção na resolução dos exercícios, inclusive no diálogo aluno-professor. Diante deste contexto, o produto educacional foi desenvolvido para ser utilizado na sala de aula de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo principal de apresentar alternativas para que os(as) professores(as) possam problematizar Educação Financeira por meio das situações-problemas propostas. Tais atividades visam estimular a percepção do estudante sobre questões financeiras presentes no cotidiano, bem como propiciar reflexões sobre a forma com que as suas decisões são tomadas perante as situações financeiras. Dessa forma, situaçõesproblemas que envolvam Planejamento Financeiro são abordados com a finalidade de ampliar alguns conhecimentos que norteiam a vida do cidadão colaborando para uma melhor qualidade de vida. O conjunto de atividades aqui apresentadas como sugestão para aplicação dos professores em sala de aula foram desenvolvidas baseando-se nas dissertações analisadas durante a pesquisa do mestrado e na proposta do Fórum Brasileiro de Educação Financeira, visando incentivar o raciocínio e o cálculo matemático, estimulando diferentes produções de significados, trazendo reflexões para a sala de aula. Como consequência, proporciona um ambiente de investigação em que os alunos procurarão explicações para suas próprias problemáticas, através de discussões. Assim, esse cenário de criticidade criado, contribui para que o cidadão tenha a consciência da importância do planejamento financeiro. A partir dessa abordagem, procuramos colaborar para que os professores do Ensino Fundamental possam assumir propostas que envolvam a formação de cidadãos críticos através da Educação Financeira, com possibilidades de análises, reflexões e construção de um pensamento financeiro e de comportamentos autônomos, focados do trabalho dentro de situações cotidianas que devem ser abordadas e vivenciadas na escola. Esperamos que colocadas em prática, esta proposta contribua com o enriquecimento das aulas dos professores, desafiando a criar um ambiente de investigação nas aulas de matemática relacionadas à Educação Financeira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Cruzeiro do Sul | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marcos Roberto de Oliveira.produto.pdf | Produto educacional | 767.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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