Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Produtos Educacionais Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreno, Sabrina Santos-
dc.creatorSantos, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos-
dc.date.accessioned2023-01-19T18:55:17Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2023-01-19T18:55:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMORENO, S. S. Proposta de um curso de fundamentos de matemática para alunos ingressantes no curso de engenharia. 2021. 24 f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, ano 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4273-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectErros em matemáticapt_BR
dc.subjectIngressantespt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleProposta de um curso de fundamentos de matemática para alunos ingressantes no curso de engenhariapt_BR
dc.typeProduto Educacionalpt_BR
dc.description.resumoEste produto educacional foi constituído a partir da dissertação intitulada “Mapeamento de pesquisas que discutem erros em Matemática com alunos ingressantes no ensino superior: Um levantamento do Banco de teses e dissertações da CAPES 2015 a 2019”, com defesa realizada em março de 2021 por Sabrina Santos Moreno, sob a orientação do Prof. Dr. Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos. O objetivo geral da dissertação é mapear pesquisas envolvendo uso e análise de erro de ingressantes no Ensino Superior nos últimos cinco anos de publicações no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, têm-se como objetivos específicos: explorar no Banco de Teses e Dissertações pesquisas acadêmicas realizadas entre 2015 a 2019 no âmbito do tema de Erros em Matemática; analisar os trabalhos acadêmicos;categorizá-los e quantificá-los sobre os termos pré-estabelecidos e classificálos em tabelas; apresentar discussões acerca de dissertações e teses publicadas no banco da CAPES; contribuir com o avanço da pesquisa acadêmica acerca do Ensino de Matemática no Ensino Superior; e, elaborar um Produto Educacional com base nesse estudo. A pesquisa da dissertação, da qual originou este Produto possibilitou a percepção que as dificuldades em Matemática dos estudantes do Ensino Superior é uma preocupação de vários docentes. Além disso, algumas das pesquisas tabuladas na dissertação mostraram que um auxílio aos alunos, seja ele em forma de disciplina preparatória ou curso de nivelamento, contribuíram de forma positiva às Instituições de Ensino Superior, com diminuição de índices de evasão e melhorias no processo do ensino aprendizagem (Nascimento, 2017). Nesse sentido, a dissertação corrobora juntamente com experiências de outros pesquisadores e com as vivências da autora compartilhadas com outros professores da importância de considerar ações que possam motivar alunos ingressantes, principalmente do curso de Engenharia, a continuar no curso e compreender disciplinas. Desse modo acreditamos que o Produto Educacional venha contribuir com a realidade da Instituição que eu leciono e com outras que possam utilizar esse material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCruzeiro do Sulpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Moreno p .pdfProduto educacional703.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.