Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Produtos Educacionais Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4272
Tipo: Produto Educacional
Título: Uma sequência didática para usar o aplicativo app inventor para calcular o perímetro de figuras planas
Autor(es): Andrade, Sidinei de
Junger, Alex Paubel
Resumo: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ambiente escolar, especialmente nas aulas de Matemática, tem muito a oferecer em termos de estratégias, recursos e dinâmicas que facilitam o aprendizado, estimulam a interação professor-aluno e motivam este último de forma que as aulas se tornem mais atraentes, mais criativas e sem o caráter rígido e até ultrapassado como é o modelo de aulas que não se enquadram mais nas exigências do mundo globalizado e tecnológico do século XXI. Em vista disso, este produto foi criado a partir da dissertação As Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Matemática, no Contexto dos Estilos de Aprendizagem: Uma Releitura Sistêmica dos Constructos na Perspectiva do EBRAPEM, defendida em 2021, cujos objetivos foram identificar as estratégias utilizadas pelas Instituições de Ensino para estimular o uso das Tecnologias Digitais Comunicação e Informação apresentadas no EBRAPEM, além de compreender como essas tecnologias podem favorecer o aprendizado, e quais Instituições de Ensino Superior contribuem para a inserção das TDICs no processo ensino aprendizagem, bem como estudar a exploração da Matemática no contexto ensino aprendizagem com base em TDICs e, finalmente analisar as discussões sobre os Estilos de Aprendizagem no contexto da Matemática apresentada no EBRAPEM. A atuação profissional do autor como professor de disciplinas ligadas à tecnologia, como por exemplo, Técnicas de Programação para Internet, Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados, Linguagem de Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento de Software, o levou à percepção da defasagem dos alunos tanto do ensino técnico e do ensino superior em relação ao aprendizado de Matemática e motivou a criação de um produto que contribua para que o processo ensino aprendizagem em Matemática seja facilitado e permita uma maior interação professor – aluno.
Palavras-chave: TDICs
Estilo de aprendizagem
Matemática
Formação do professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Citação: ANDRADE, S. Uma sequência didática para usar o aplicativo app inventor para calcular o perímetro de figuras planas. Orientador: Prof. Dr. Alex Paubel Junger. 2021 20 f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4272
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sidinei Andrade.pdfProduto educacional2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.