Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Produtos Educacionais Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
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Tipo: Produto Educacional
Título: Guia prático para levantamento qualitativo do nível de conhecimento do deficiente visual na área de tecnologias e aprendizagens.
Autor(es): Souza, Valdecil de
Junger, Alex Paubel
Resumo: A Educação, como um direito de todos os cidadãos, estabelecido pela Constituição Federal do Brasil (1988), foi reafirmada pela Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, Lei nº9394/96, que destina o Capítulo V à Educação Especial. O art.58 da LDBEN define que a educação dos alunos com necessidades especiais deve ser realizada, preferencialmente, na rede regular de ensino. Apesar da lei vigente no Brasil e de que existem inúmeras leis que garantem o direito a alunos com Necessidades Especiais, que segundo a Declaração de Salamanca (1994), denomina-os como portadores de necessidades escolares especiais, ainda tem-se dificuldades enfrentadas nas escolas para admitirem crianças com estas características. O produto ora desenvolvido, tem como objetivo fundamental dar suporte aos professores, coordenadores, diretores e demais profissionais envolvidos no processo educacional no âmbito escolar em todos os níveis, seja básico, fundamental, médio, superior, bem como ensino profissionalizante, na atividade de planejamento. Esse produto pode ser considerado como um dos pilares para que o profissional de educação tenho subsídios para elaborar um planejamento baseado em informações obtidas através de um questionário que será aplicado ao aluno ou responsável legal. Esse produto também pode ser utilizado como material didático em salas de aulas na formação de professores e gestores educacionais. Existem diversos autores que abordam o tema sobre formação de professores como estratégia fundamental para o resultado positivo do processo de ensino aprendizagem, dentre eles, Mantoan( 2006), enfatiza ser fundamental que os currículos dos cursos de formação sofram alterações, para que os professores possam aprender a trabalhar com as diferenças, pois a “formação enfatiza a importância de seu papel, tanto na construção do conhecimento como na formação de atitudes e valores do cidadão. Por isso, a formação vai além dos aspectos instrumentais de ensino” (p.55). Segundo o Instituto Rodrigo Mendes, no contexto da educação inclusiva, o planejamento pedagógico deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, tem que valorizar os interesses e atender às necessidades de cada aluno. Tratase de pensar em aulas desafiadoras para todos, com formas diversas de apresentar e explorar o currículo. Mesmo que uns alunos com necessidades especiais tenham um mesmo diagnóstico de deficiência, dois estudantes podem responder de modos distintos a uma mesma proposta, bem como no caso de deficiência visual, ter níveis de conhecimento e saberes diferentes, isso porque a diferença é própria da condição humana. Ou seja, não há como saber antecipadamente o que fazer com um estudante tendo como base somente seu laudo médico e o CID. Apesar desse produto educacional não ter sido aplicado, ele tem aplicabilidade ampla nas instituições de ensino. E, a ideia da concepção desse tipo de produto se deu devido à importância do conhecimento dos profissionais da área educacional conhecerem a realidade dos alunos com deficiência visual ,que anualmente ingressam nas escolas, colégios e universidades, e isso resultou em uma pesquisa de mestrado intitulada “A Utilização da Tecnologia no Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência Visual¨
Palavras-chave: Deficiência visual
Cego
Ensino
Tecnologias de comunicação com deficientes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Citação: SOUZA, V. A Guia prático para levantamento qualitativo do nível de conhecimento do deficiente visual na área de tecnologias e aprendizagens. 2020. 23 f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4271
Data do documento: 2020
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