Repositório Institucional UNIFRAN Artigos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4213
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre a retórica pedagógica: as partes do discurso no ensino da escrita acadêmica
Título(s) alternativo(s): Reflections on pedagogical retoric: the parts of speech applied to academic writing
Autor(es): Santos Júnior, Valmir Ferreira dos
Figueiredo, Maria Flávia
Resumo: Retórica, disciplina sistematizada na antiguidade clássica, por Aristóteles, tem por fim analisar, por meio do discurso, os meios cabíveis para se chegar à persuasão em cada caso. Tal área, que tem sido matéria de reflexão desde os primórdios da humanidade, possui caráter duplo. Assim, é possível considerar a Retórica como intermediadora de dois campos de atuação: o primeiro, de caráter teórico, voltado para a análise e interpretação de discursos, é empregado na atualidade pelos teóricos e analistas do discurso para ponderar acerca da eficácia, ou não, de determinada estratégia persuasiva componente de um discurso; e o segundo, pertencente à seara prática, voltado para a redação e composição de atos retóricos, é utilizado para guiar retores e oradores em sua prática oratória e persuasiva em âmbito discursivo. O foco deste trabalho repousa sobre a esfera prática, pedagógica, dessa arte. Por meio dos ensinamentos de teóricos e filósofos da antiguidade, o fito da discussão teórica aqui apresentada é auxiliar na atividade de escrita acadêmica, por meio do conceito retórico de partes do discurso, que auxilia na objetividade, clareza e economia de um discurso. Tomaremos, assim, o texto do meio acadêmico como discurso retórico, uma vez que seu intuito é apresentar uma tese a um auditório e fazer com que ela seja aceita. Por fim, este estudo apresentará uma sugestão de composição de um discurso retórico em âmbito científico.
Abstract: Rhetoric, a theoretical subject organized by Aristotle in the Classic era, has the aim to analyze, through discourse, the available means to achieve persuasion in each particular case. This knowledge area has been the matter of discussion and pondering since the genesis of humanity and has a dual face. Therefore, it is possible to understand Rhetoric as both: an analytical tool, employed nowadays by the scholars to interpret the peculiarities of an argumentative/persuasive discourse, when pondered in its success or failure in a discursive way; and as a practical device, capable of guiding those who want to write a rhetorical piece. The main discussion of this study lies on the second face of Rhetoric, the practical, pedagogical, one. Employing knowledge acquired from the classical theorists of this field, the objective of this paper is to aid in academic writing skills, through the rhetorical concept of parts of speech, in the specific skills of objectivity, clarity, and economy. Thus, throughout this discussion, the scientific text will be considered as a rhetorical discourse, once it has the aim to present a particular case to an audience, which, in turn, will decide if it is valid or not. In conclusion, this paper will present a suggestion on academic writing composition in a rhetorical way.
Palavras-chave: Retórica
Escrita acadêmica
Partes do discurso
Retórica pedagógica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/3597
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4213
Data do documento: 23-Dez-2022
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3597-Texto do artigo-12343-1-10-20200303.pdf192.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.