Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4033
Tipo: | Tese |
Título: | A abordagem de questões sociocientíficas na formação dos professores de ciências da natureza do estado de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | The approach of Socio-Scientific Issues in the training of nature science teachers in the state of São Paulo |
Autor(es): | Silva, Everton Joventino da |
Primeiro Orientador: | Maciel, Maria Delourdes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Maciel, Maria Delourdes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Celi S. |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Francisca de Assiz |
metadata.dc.contributor.referee4: | Watanabe, Graciella |
metadata.dc.contributor.referee5: | Pansera-de-Araujo, Maria Cristina |
Resumo: | Questões da Ciência e Tecnologia presentes no cotidiano e permeadas por aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos, culturais são denominadas Questões Sociocientíficas (QSC). Diante das diversas possibilidades que as QSC apresentam para o Ensino de Ciências da Natureza, pretendeu-se, ao recorrer a uma intervenção pedagógica, responder a seguinte questão: De que modo a abordagem de QSC, por meio de estratégias de ensino e desenvolvimento de Sequência Didática, pode contribuir para a formação continuada de professores de Ciências da Natureza? O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o potencial da abordagem de QSC na formação continuada de professores de Ciências da Natureza da rede pública estadual paulista. A intervenção consistiu em um curso de formação continuada para professores de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que lecionam em escolas públicas do estado de São Paulo. Como instrumento de coletas de dados foram utilizados: Questionários, Grupo Focal e as Sequências didáticas desenvolvidas pelos professores. E, os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitiram confirmar que abordagem de QSC, a partir de Sequências Didáticas articuladas com temas como Alfabetização Científica, Argumentação, História da Ciência e Natureza da Ciência, contribuem para a formação continuada de professores de Ciências da Natureza no sentido de potencializar aspectos reflexivos e epistemológicos sobre a Educação CTS. |
Abstract: | Science and Technology questions present in everyday life and propagated by social, political, economic, ethical, cultural aspects are called Socio-Scientific Issues (SSI). Facing a variety of possibilities that the SSI present for the Teaching of Natural Sciences, it was intended, resorting to a pedagogical intervention, to answer the following question: How does the SSI approach, through SD teaching and development strategies, can contribute to the continuous education of Natural Sciences' teachers? The overall objective of this research was to evaluate the potential of the SSI approach in the continuous education of Natural Sciences teachers in the state public system of São Paulo. The intervention consisted of a continuous education course for science's teachers in the final grades of elementary school (6th to 9th grade) who teach in public schools in the state of São Paulo. As a method for collecting the data, it was used: questionnaires, focus groups and the didactic sequences developed by the teachers were used. The data collected was analyzed using the Content Analysis technique. The results obtained allowed us to confirm that the SSI approach, based on Didactic Sequences articulated with themes such as Scientific Literacy, Argumentation, History of Science and Nature of Science, contribute to the continuous training of Natural Sciences teacher's in order to enhance reflective and epistemological aspects about STS Education. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências da natureza Formação de professores Intervenção pedagógica Questões sociocientíficas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cruzeiro do Sul |
Sigla da Instituição: | Cruzeiro do Sul |
Programa: | Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SILVA, E. J. A abordagem de questões sociocientíficas na formação dos professores de ciências da natureza do estado de São Paulo. 2021. 146 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4033 |
Data do documento: | Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Everton Joventino da Silva.pdf | tese | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.