Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/3926
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão da escola pública: entre os fundamentos de um programa de formação continuada e a política local |
Título(s) alternativo(s): | Public school management: between the foundations of a continuing education program and local politics |
Autor(es): | Sperandio, Maria de Lourdes |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de |
Resumo: | O presente estudo faz uma análise das entrevistas concedidas por quinze alunos de um programa de capacitação à distância para Gestores Escolares (Progestão), realizado no Estado de Rondônia. O curso foi destinado à formação continuada e em serviço dos profissionais que se encontravam no exercício de atividades de gestão nas escolas públicas no período de março a dezembro de 2002. Os sujeitos ouvidos eram gestores, que atuavam em diferentes escolas da rede pública de ensino fundamental e médio na cidade de Cacoal, estado de Rondônia. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, aplicada individualmente. As questões abordavam: formação acadêmica, função, concepções a cerca das teorias que embasavam a prática dos gestores, atribuições dadas ao programa de capacitação à distância, autonomia e política pública local. Após as transcrições das fitas com as falas dos cursistas, os materiais coletados foram organizados em categorias de análise. A interpretação dos resultados teve como aporte teórico os estudos de José Carlos Libâneo, Paulo Freire e Vitor Henrique Paro,. Feita a análise dos dados foi possível identificar o perfil dos profissionais em exercício, as concepções em relação às perguntas da entrevista. O conhecimento elaborado, a partir desta investigação, oferece pistas que possibilitam induzir a respeito de gestão educacional no estado de Rondônia. Palavras-chave: Políticas públicas; gestão escolar; democracia; autonomia; formação continuada. |
Abstract: | This study is based on a survey with 15 students of a distance capacity-building program for school managers. The program took place in some states of Brazilian federation, including Rondônia. It was aimed to improve the educational level of those who were working as managers in public schools from March to December, 2002. They were managers whose activities were based in several public schools in the city of Cacoal, Rondônia. In order to collect data, it was used a semi-structured survey, individually applied. The questions approached several topics: their academic background, the functions they perform, their conceptons around the theories that inform their policies. After the transcription of the tapes, the data collected were organized in categories of analyses. The interpretation of results was based on a theoretical framework taken from the studies of José Carlos Libâneo, Paulo Freire and Vitor Henrique Paro. The analyses of these data made possible the identification of the profile of professionals in activity and their conceptons around the questions of the survey. The outcome of this research presents a path to understand the educationsl management in state of Rondônia. Key words: Public politics; school management; democracy; autonomy; continued formation |
Palavras-chave: | Gestão escolar Política pública Autonomia Formação continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Ciências e Práticas Educativas |
Citação: | SPERANDIO, Maria de Lourdes. Gestão da escola pública: entre os fundamentos de um programa de formação continuada e a política local. Franca, SP, 2004. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Práticas Educativas) - Universidade de Franca. 2004 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3926 |
Data do documento: | 26-Ago-2004 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Lourdes Sperandio.pdf | 3.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.