Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/3135
Tipo: Dissertação
Título: Metodologias ativas em diálogo com os quatro pilares da educação: ato responsável para a educação sustentável
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in dialogue with the four pillars of education: responsible act for sustainable education
Autor(es): Rocha, Meiriele da Silva Rodrigues
Primeiro Orientador: Borges, Marilurdes Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
metadata.dc.contributor.referee2: Cecílio, Sálua
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os diálogos entre as metodologias ativas e os quatro pilares da educação para observar como as metodologias de ensino são atos responsáveis que resultam em uma educação de qualidade e formam cidadãos competentes à construção de uma sociedade sustentável. A educação tem papel importante na formação dos sujeitos e ela precisa se adaptar às novas exigências socioculturais, pois as diferentes revoluções industriais e tecnológicas modificaram o mercado de trabalho e têm exigido, a cada dia, novas competências e habilidades. A metodologia adotada nesta pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo, pois apresentamos um estudo sobre o dialogismo, elemento constitutivo da linguagem apresentado por Mikhail Bakhtin e o Círculo de Bakhtin, para ancorar a análise nos discursos das metodologias ativas e dos quatro pilares da educação. Os conceitos de diálogo e de ato responsável fundamentam a investigação sobre as relações dialógicas que perpassam os pensamentos do educador brasileiro Paulo Freire no que diz respeito à formação significativa da aprendizagem, e que podem ser observadas também nos objetivos propostos pelo Relatório da Unesco que apresenta os quatro pilares da educação. Esses pilares são essenciais para a aprendizagem, assim como para a proposta das metodologias ativas. Cientistas da educação instigam e defendem a autonomia, a curiosidade e a ética, além do respeito aos letramentos e aos multiletramentos envoltos nos conhecimentos já adquiridos pelos alunos em diferentes contextos socioculturais nos quais estão inseridos. As metodologias ativas dialogam e respondem às propostas pedagógicas desenvolvidas por Paulo Freire e aos pilares da educação, mas, para efetivá-las na educação básica, é preciso ações éticas do professor. Logo, o papel do professor se faz imprescindível na construção do conhecimento, pois cabe a ele a função de contribuir ao desenvolvimento dos cidadãos e prepará-los para atuarem na sociedade que demanda responsividade e ações sustentáveis em prol de um mundo mais igualitário conforme definem as metas da Agenda 2030. Palavras-chave: Diálogo; ato responsável; metodologias ativas; pilares da educação; Agenda 2030.
Abstract: This research aims to analyze the dialogues between active methodologies and the four pillars of education to observe how teaching methodologies are responsible acts that result in quality education and train citizens competent to build a sustainable society. Education plays an important role in the formation of subjects and it needs to adapt to new sociocultural demands, as the different industrial and technological revolutions have changed the labor market and have demanded, every day, new skills and abilities. The methodology adopted in this research is bibliographical and qualitative, as we present a study on dialogism, a constitutive element of language presented by Mikhail Bakhtin and the Bakhtin Circle, to anchor the analysis in the discourses of active methodologies and the four pillars of education. The concepts of dialogue and responsible act underlie the investigation of the dialogical relationships that permeate the thoughts of Brazilian educator Paulo Freire with regard to the meaningful formation of learning, and which can also be observed in the objectives proposed by the Unesco Report that presents the four pillars of education. These pillars are essential for learning, as well as for the proposal of active methodologies. Educational scientists instigate and defend autonomy, curiosity and ethics, in addition to respect for literacy and multiliteracies involved in the knowledge already acquired by students in different sociocultural contexts in which they live. The active methodologies dialogue and respond to the pedagogical proposals developed by Paulo Freire and the pillars of education, but to make them effective in basic education, ethical actions by the teacher are needed. Therefore, the role of the teacher is essential in the construction of knowledge, as it is up to him/her to contribute to the development of citizens and prepare them to act in a society that demands responsiveness and sustainable actions in favor of a more egalitarian world as defined by the goals of the 2030 Agenda. Keywords: Dialogue; responsible act; active methodologies; pillars of education; 2030 Agenda.
Palavras-chave: Linguística - Diálogo
Ato responsável
Metodologias ativas
Pilares da educação
Agenda 2030
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: ROCHA, Meiriele da Silva Rodrigues. Metodologias ativas em diálogo com os quatro pilares da educação: ato responsável para a educação sustentável. Franca, SP, 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3135
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEIRIELE DA SILVA RODRIGUES ROCHA.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.