Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Teses Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/282
Tipo: Tese
Título: Uma abordagem com uso de M-Learning na aprendizagem de cálculo diferencial e integral em cursos de engenharia baseada em ABP e modelagem matemática
Autor(es): Prevot, Fulvio Bianco
Primeiro Orientador: Schimiguel, Juliano
metadata.dc.contributor.referee1: Schimiguel, Juliano
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral, Luiz Henrique
metadata.dc.contributor.referee3: Junger, Alex Paubel
metadata.dc.contributor.referee4: Gramulia Junior, Jacyro
metadata.dc.contributor.referee5: Calegari, Ricardo Pereira
Resumo: Pesquisas indicam que boa parte dos alunos dos cursos de Engenharia, no Brasil, não apresentam bom desempenho nos cursos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), devido a alguns fatores, dentre eles a precária base matemática, trazida das etapas anteriores da educação formal, bem como os conteúdos apresentarem relativo grau de abstração. Nas Instituições de Ensino Superior, mesmo com a disponibilização de estratégias de acompanhamento e auxílio aos alunos (plantões de dúvida, monitorias), discentes com maiores problemas de aprendizagem ainda parecem apresentar muitas dificuldades. Smartphones são muito usados pelos estudantes, especialmente em redes sociais, o que é muito importante, quando se pensa em utilizar dispositivos móveis como apoio à aprendizagem, em aula ou fora dela. Muitos aplicativos (apps) matemáticos disponíveis são gratuitos, o que não implica em despesas adicionais para os estudantes. Este trabalho propõe uma abordagem metodológica de ensino e de aprendizagem de CDI, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e na Modelagem Matemática, envolvendo m-learning (fundamentada na Teoria da Atividade) e uso de apps matemáticos na solução de problemas reais de Engenharia. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso de aplicação da abordagem metodológica proposta, com 61 alunos de cursos de Engenharia. Os resultados da análise qualitativa dos dados apontaram para aprovação da metodologia pela maioria dos discentes, bem como para maiores níveis de motivação e interesse em aprender e aplicar técnicas de CDI. Além disso, a pesquisa mostrou o impacto positivo do uso de recursos de m-learning, dispositivos móveis e softwares matemáticos.
Abstract: Research indicates that most of engineering students in Brazil do not perform well in Differential and Integral Calculus (ICD) courses, due to some factors, such as precarious mathematical basis, brought from previous steps of formal education, as well as ICD contents present relative degree of abstraction. In Higher Education Institutions, even providing some kind of accompaniment strategies and assistance to Students (e.g., solving doubt shifts, monitoring), those, showing greater learning roblems, still seem to present many difficulties. Smartphones are widely used by students, especially in social networks, which is very important, when thinking of using mobile devices to support learning, inside or outside classes. Many available math apps are free, which does not incur in additional charges for students. This work proposes a methodological approach to ICD teaching and learning, grounded on Problem-Based Learning and Mathematical Modeling, involving m-learning (based on Activity Theory) and in the use of mathematical apps to solve actual Engineering problems. The research methodology was a case study of application of the proposed methodological approach, in a group of 61 students of engineering courses. Qualitative Analysis Results of data pointed to approval of the methodology by most students, as well as to higher levels of motivation and interest in learning and applying ICD techniques. In addition, this research showed a positive impact in using m-learning resources, mobile devices and mathematical software.
Palavras-chave: Educação em engenharia
Aprendizagem baseada em problemas
Modelagem matemática
M-Learning
Aplicativos matemáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cruzeiro do Sul
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Programa: Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: PREVOT, F. B. Uma abordagem com uso de M-Learning na aprendizagem de cálculo diferencial e integral em cursos de engenharia baseada em ABP e modelagem matemática. 2019. 218 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/282
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FULVIO BIANCO PREVOT.pdf6.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.