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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/2399
Tipo: | Dissertação |
Título: | Energia e resíduos na Universidade Positivo (UP): promoção do uso sustentável a partir de ações ambientais educativas |
Autor(es): | Bordignon, Jair |
Primeiro Orientador: | Janissek, Paulo Roberto |
Primeiro coorientador: | Maranho, Leila Teresinha |
Resumo: | As questões ambientais constituem preocupação para todos os setores da sociedade, e alternativas para minimizar os problemas ambientais decorrentes do uso não sustentável da natureza devem ser buscadas de forma integrada e coletiva. Dessa forma, para a obtenção de resultados efetivos, é necessário o envolvimento dos atores ambientais conhecedores, tanto dos problemas quanto das alternativas que possibilitam a adoção de posturas ambientalmente corretas que contribuem com a proteção do meio ambiente. Este trabalho descreve as ações desenvolvidas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) com o propósito de incentivar o uso sustentável de energia, a redução na geração de resíduos e a maximização do volume de resíduos segregados. Para maior efetividade, buscou-se o envolvimento de toda a comunidade acadêmica por meio do desenvolvimento de atividades de educação ambiental que tiveram como principal objetivo estimular a participação e conscientização acerca dos problemas que envolvem a questão de resíduos e uso de energia. Em uma primeira etapa, realizou-se um inventário do consumo de energia elétrica e geração dos resíduos no câmpus, no período de 2006 a 2010, como forma de diagnosticar a situação atual. Maior ênfase, entretanto, foi dada ao período de 2008 a 2010, uma vez que coincide com as ações de intervenção educativa. Na sequência, foram implementadas as ações de educação ambiental utilizando-se de diferentes estratégias, como o envio de e-mails para os professores e funcionários; divulgação de resultados parciais, paralelamente, às ações de intervenção; e treinamentos específicos para os funcionários envolvidos diretamente na coleta e segregação dos resíduos, assim como para os funcionários responsáveis pelos cuidados com a energia. Como forma de estimular a participação de todos os frequentadores do câmpus, incluindo, nesse caso, também os alunos, uma campanha intitulada “Cada Coisa Em Seu Lugar” foi idealizada e implementada. Para tanto, foram expostos, em diferentes pontos do câmpus, banners e cartazes; distribuídos, nos portões de acesso ao câmpus, panfletos e sacolas de lixo para serem usadas nos veículos; fixados adesivos nos interruptores de luz, espelhos dos banheiros e vestiários, como forma de lembrar, aos usuários, os cuidados para com o uso sustentável de energia; e desenvolvidas atividades lúdicas com a entrega de brindes como ecobags e botons com a logomarca da campanha. Os resultados obtidos pelos inventários demonstram que, de 2008 para 2009, houve redução no consumo de energia de 11,98% e o aumento no volume de resíduos recicláveis de 12,26% o que, como consequência, reduziu o volume de resíduos orgânicos. As ações de educação ambiental podem ter contribuído com esses aspectos, o que de maneira indireta contribui para a proteção dos recursos naturais. É importante ressaltar o efeito multiplicador da educação ambiental, pois, além da adoção de atitudes em prol da proteção do meio ambiente, os alunos, são cidadãos formadores de opinião, podem replicar as boas práticas ambientais além da IES e contribuir para que seus conviventes se sensibilizem e conscientizem dos problemas ambientais. |
Abstract: | Environmental issues are concerns for all sectors of society, and alternatives to minimize the environmental problems of unsustainable use of nature must be pursued in an integrated and collective. Thus, for effective results it is necessary the involvement of stakeholders and the knowledgeable of both the problems and alternatives to support the adoption of friendly attitudes to protect the environment. This paper describes the actions performed in a Higher Education Institution in order to encourage sustainable energy use, reduction of waste generation and increase the waste segregation. For maximum effectiveness, the entire academic community was envolved through environmental education activities that were done to stimulate the participation and awareness on problems related to waste and energy use. In a first step, an inventory of energy consumption and waste generation on campus, from 2006 to 2010 period was carried out as a way of diagnosing the current situation. Greater emphasis, however, was given to the period from 2008 to 2010, where the educational actions were done. The environmental education were implemented by using different strategies, such as sending e-mails with environmental information to faculty and staff; keep them informed of the intervention actions and results. In parallel a specific training was offered for staff directly involved in the collection and segregation of waste, as well as personal responsible for the energy use. In order to encourage the participation of all visitors on campus, in addition of students, a campaign identified as "everything in its place" was conceived and implemented. As part of the campaign, banners and posters were exposed at different points on campus, and distributed in the campus access gates. It was also distributed flyers and garbage bags for use in vehicles; set stickers on light switches, mirrors in the bathrooms and locker rooms, as a way to remind users about sustainable use of energy. Quiz, games and similar activities were performed with the delivery of gifts as Ecobags and buttons with the logo of the campaign. The results from data analysis shows for the 2008 to 2009 period, a 12% reduction in energy consumption and a increase of 12,3 % in recyclable waste volume that was obtained by better segregation of organic waste. The environmental education may have contributed to achieve positive results and, indirectly, to protect natural resources. It is also important to take in account the multiplier effect of environmental education, since, besides the adoption of right attitudes towards the environment, today's students will be future opinion leaders, and could replicate good environmental practices beyond undergraduate institutions, and stimulate encouraging their peers to adopt friendly practices for the environment. |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Gestão ambiental em IES Educação ambiental Energia Resíduos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Positivo |
Sigla da Instituição: | UP |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2399 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental |
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