Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental corporativa em meio eletrônico
Autor(es): Bechert, Carina Bárbara Ribas de Oliveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Cíntia Mara Ribas de
Primeiro coorientador: Maranho, Leila Teresinha
Resumo: A preocupação ambiental é um tema que vem sendo discutido atualmente em todas as esferas sociais. O homem, como importante agente integrante e transformador da sociedade, absorve e utiliza diferentes veículos de aprendizagem, entre eles a tecnologia. O desenvolvimento de novas tecnologias educacionais proporciona relevante acesso ao conhecimento e oferece ferramentas para atender à exigência de formação continuada, em especial em ambientes corporativos. Tais alternativas revelam sua importância ao proporcionarem a redução de custos em processos de treinamento, a redução de utilização de recursos naturais, bem como, ao promoverem acesso rápido aos indivíduos. O presente trabalho buscou avaliar o uso de meios eletrônicos (redes de comunicação) para a Educação Ambiental (EA) corporativa, a partir de estudo de caso em três públicos-alvo, para a temática “Poluição por medicamentos”, dois dos quais já haviam tido contato com campanhas educativas de coleta de medicamentos. Objetivando o diagnóstico das percepções dos atores ambientais, foi aplicado um pré-teste (questionário), a fim de levantar o perfil sócio-econômico do público-alvo, e também estabelecer a afinidade de utilização do recurso de meio eletrônico e determinar a amplitude do conhecimento ambiental prévio. Os dados evidenciaram a falta de conhecimento sobre a temática ambiental abordada. Com base nos resultados obtidos, foram formuladas duas propostas de intervenção sócio-ambientais educativas, uma estruturada em estilo jornalístico, denominada CHED e a outra estruturada com representações lúdicográficas (quadrinhos), denominada LUGRA. A participação dos atores nas propostas foi avaliada a partir da análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que mostrou a percepção dos atores e como se efetivou o processo de aquisição do conhecimento. Os resultados demonstraram mediana adesão de indivíduos ao cumprimento da etapa de envio de respostas, e melhor desempenho acerca das respostas ambientais por parte dos indivíduos que já haviam tido contato com a temática ambiental escolhida. Constatou-se a potencialidade do uso de redes de comunicação eletrônica como meio para educação ambiental corporativa para a formação de multiplicadores ambientais.
Abstract: The environment concerning is a topic that has being discussed today in all social spheres. The man, as an important integral and transformative agent in society, absorbs and uses different learning vehicles, among them beingthe technology. The development of new educational technologies provides a relevant access to the knowledge and offers tools to the requirement of continuing education, especially in corporate environments. These alternatives reveal their importance in providing the cost saving in training process, the reduction in using natural resources, as well as due to be able to promote a quick access to the individuals. The herein study aimed to evaluate the use of electronic tools (communication networks) to Corporate Environmental Education (EE), using a case study in three target audiences, for the theme “The Pollution by Medicines”, two of them that had already dealt with educational campaigns of medicines collection. Aiming the diagnosis of environmental perceptions of the actors, a previous-test (questionnaire) was assigned in order to get the socio-economic profile of the target audiences, and also to evaluate their affinity to the use of electronic tools, and to determine the extent of prior environmental knowledge. The data showed the lack of knowledge about the herein environmental issue. Based on these results, two proposals of socioenvironmental education were created, one of them using a journalistic approach, called CHED proposal, and the other one based on learning from comics approach, called LUGRA. The participation of actors in the proposals were evaluated based on the methodology of the Collective’s Discourse (CD), showing the actors’perception and how the knowledge acquiring process was carried out. The results showed a median adherence of individuals to comply with the step of sending responses, better performance on the environmental responses from the actors that had already dealt with the proposed environmental issue. The results showed the potential of applying electronic network communication systems to the Corporate Environmental Education of multipliers of environmental concepts.
Palavras-chave: Educação ambiental
Aprendizagem eletrônica
Redes de comunicação
Medicamentos
Educação à distância
Discurso do sujeito coletivo (DSC)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2382
Data do documento: 2009
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