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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/219
Tipo: | Dissertação |
Título: | A.P.M. Associação de Pais E Mestres: uma contribuição à sua compreensão |
Autor(es): | Antonio, Valmir Ederaldo de |
Primeiro Orientador: | Silva, Jair Militão da |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo examinar em quais proporções efetiva-se a participação dos pais, professores, alunos e comunidade na A.P.M.estudada e em que medida essa instituição cumpriu os pressupostos previsto em seu estatuto padrão. Objetivou - se também traçar um histórico das A.P.M.(s) desde suas origens até os dias atuais, para que o leitor possa entender sua evolução e modificações ao longo dos anos. Para inferir algumas considerações, buscou – se um diálogo com vários autores dentro de um referencial teórico que abrangesse participação, trabalho comunitário, sujeito coletivo e autonomia. Na realização do trabalho, empregou-se o método empírico – indutivo, ou seja, partiu - se do objeto singular para chegar à generalização. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para levantar parâmetros teóricos e resgatar elementos importantes da trajetória histórica das A.P.M.(s); aplicou-se também a análise documental para ler, interpretar e comparar as várias leis, resoluções, decretos, comunicados, estatutos, etc.; por fim, para fazer a reflexão final e chegar a determinadas conclusões, fez-se uso do relato de experiência, em consonância com os vinte e três anos de experiência que tive como Professor, Vice Diretor, Diretor e Supervisor de Ensino, nos quais pude compor os quadros da A.P.M. por inúmeras vezes em diversas escolas. Este trabalho possui as seguintes palavras – chaves: APM – Participação – Comunidade – Sujeito Coletivo, Autonomia e Trabalho Comunitário. |
Abstract: | The objective of this paper is to talk about how the participation of parents, teachers, students and community occurs in the A.P.M.’s in São Paulo and how this institution does the goals predicted in its standard statute. We also have as objective to talk about the A.P.M.’s since it origins until nowadays, to help the reader to understand the evolution and changes during the years. To achieve this purpose, we look for a dialogue with different authors inside a theoretical referential that looks for participation, charity work, collective person and autonomy. To realize this paper I used the empirical inductive method, in other words, we part from a single object to achieve the global one. As a methodological proceeding, I used the bibliographic research to find a referential theory and save important elements about the history of A.P.M.’s and I also used the documental analysis to read, understand and compare different laws, resolutions, decrees, communicates, statutes, etc; to do the final reflexion and do some considerations, I used my 23 years of experience as a teacher, principal and education supervisor, where I could participate in some A.P.M. groups several times in different schools. This paper has the following keywords: A.P.M, involvement, community, collective guy, autonomy and communitarian work |
Palavras-chave: | APM Participação Comunidade Sujeito coletivo Autonomia e trabalho comunitário |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Departamento 1 |
Programa: | Programa de Pós Graduação Mestrado Educação |
Citação: | ANTONIO, Valmir Ederaldo de.A.P.M. Associação de Pais e Mestres: uma contribuição à sua compreensão. 2008. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/219 |
Data do documento: | 9-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
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