Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/206
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores de Letras: as crenças de um grupo de alunos sobre aprendizagem de língua inglesa |
Autor(es): | Bertucci, Marli Lorenzini |
Primeiro Orientador: | Júlio Gomes Almeida |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar algumas crenças dos alunos de um curso de Formação de Professores - Letras – Português e Inglês - sobre o ensino e a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Desta forma busquei entender quais as maneiras que esses alunos consideram adequadas à aprendizagem dessa língua, estabelecendo relações com a formação inicial dessa graduação. Para atingir o objetivo busquei apoio em dois corpos teóricos: por um lado, o campo da Formação de Professores dialogando com autores como Nóvoa (1995);Josso (2004), Furlanetto (2003) e Tardif (2002) entre outros e por outro, no campo da Lingüística examinando os trabalhos de autores como: Almeida Filho (1993,1999,2001,2002), Barcelos(1999;2004), Feiman-Nemser & Floden (1986), Vieira-Abrahão(2001,2004) entre outros. Adotei a abordagem qualitativa de pesquisa e como procedimento de coleta de dados realizei uma revisão da literatura sobre formação de professores e sobre as crenças na aprendizagem de línguas, através da leitura de livros, artigos, teses e dissertações. Ouvi também dez alunos do curso de graduação em Letras por meio de um questionário composto por questões abertas, versando sobre o ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira. Recorri ainda a minha história de vida, buscando por meio da reflexão sobre a própria prática, compreender não apenas as crenças dos alunos, mas também as crenças que vêm orientando o meu percurso formativo. Foi possível considerar que algumas das crenças sobre a maneira ideal para se aprender uma língua estrangeira de maneira geral, não difere das crenças sobre como se aprende os conteúdos de outras disciplinas: é preciso ter, entre outras coisas, interesse, dedicação e metodologia adequada. Outra consideração importante é que as crenças apresentadas pelos alunos possuem relação com concepções de ensino e aprendizagem que foram construídas por cada um na convivência, no universo social, sobretudo na família e na escola. Pelo visto desempenha também papel importante na forma como esses alunos percebem a aprendizagem de língua, o entendimento da “a aprendizagem como um dom ” e também as dificuldades decorrentes da exclusão social. |
Abstract: | The aim of this work was to identify some beliefs of students of Initial Education in Languages – English and Portuguese about teaching and learning of a foreign language. This way I tried to understand what the ways those students consider appropriate for the learning of that language, setting up relations with the initial education of that graduate training. To reach the objective I looked support up in two theoretical bodies: the field of teachers’ education talking with authors as Nóvoa (1995); Josso (2004) , Furlanetto (2003) e Tardif (2002) among others, and in the Linguistics field examining the works of authors as Almeida Filho (1993,1999,2001,2002), Barcelos(1999;2004), Feiman-Nemser & Floden ,(1986), Vieira-Abrahão(2001,2004) among others. I adopted a qualitative approach to research and as data collection procedure I did a review of the literature on teacher education and in the beliefs about language learning through reading books, articles, theses and dissertations.I have also listened ten students of initial education in languages English and Portuguese by a questionnaire composed of open questions dealing about teaching and learning of a foreign language. I also researched to my professional life history through reflection on my own practice to understand not only the beliefs of the students, but also those ones are guiding my path training. It was possible to consider that some of the beliefs about the ideal way to learn a foreign language, in general does not differ from beliefs about how to learn the contents of other subjects:: we must have, among other things, interest, dedication and appropriate methodology. Another important consideration is that the beliefs presented by students have relations with conceptions of learning and teaching that were built by each one in social contact, especially in the social universe in the family and at school. Apparently also plays important role in how these students perceive the learning of language, the understanding of “learning as a gift” and also the difficulties arising from social exclusion. |
Palavras-chave: | Crenças Língua estrangeira Formação de professores Aprendizagem de inglês |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação |
Citação: | BERTUCCI, Marli Lorenzini. Formação de professores de Letras: as crenças de um grupo de alunos sobre aprendizagem de língua inglesa. Orientador: Prof. Dr. Júlio Gomes Almeida. 2009. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/206 |
Data do documento: | 27-Mai-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marly Lorenzini.pdf | Dissertação | 847.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.