Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/205
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão democrática da educação básica: vivências e reflexões teóricas |
Autor(es): | Ribeiro, Almir |
Primeiro Orientador: | Haas, Celia Maria |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo abordar as dimensões da gestão democrática da escola pública. Busca estabelecer uma reflexão sobre o conceito de democracia com vista às políticas públicas da educação, aos sistemas educacionais e à organização da escola pública. Procura, ainda, refletir sobre o conceito de autonomia numa perspectiva histórica e política, com destaque aos dispositivos da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o presente estudo traz uma análise dos conceitos que envolvem a participação como ação política e seus efeitos na organização nas instituições públicas de ensino, com destaque à pertinência da estrutura normativa em relação à gestão democrática. Finalmente, procura discutir sobre os limites e possibilidades advindas da gestão democrática, a partir da efetivação da autonomia da escola pública, frente à estrutura técnico-burocrática que envolve a área educacional, além do campo de tensão que resulta dessa estrutura hierárquica, que se constitui na distância, na formulação e implementação das políticas públicas, através de medidas legais e dos programas governamentais e respectiva consolidação no ambiente escolar. |
Abstract: | The objective of this research is to discuss the different dimensions of what constitutes the democratic management of public schools. It seeks to estabilish a reflection about the concept of democracy, considering public politics in the field of education, educational systems, as well as it organization. It also includes a reflection on the concept of autonomy in a historical perspective, with special notes to the “Constituição Federal de 1988 and Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. The qualitative approach of this study presents an analysis on the concepts related to politic action and the effects in the organization of public institutions of education; giving special attention to the rules that also must be followed in a democratic management. Finally, it discuss about limits and possibilities as consequence of democratic management, once autonomy has been practiced in public schools, even facing bureaucracy in the aspect of educational area. It also brings anxiety as a result of the hierarchy of structure, constituted in a distance, through legal attitudes from the governement and its influence on the school environment. |
Palavras-chave: | Políticas públicas em educação Democracia Gestão democrática Autonomia Ambiente escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação |
Citação: | RIBEIRO, Almir. Gestão democrática da educação básica: vivências e reflexões teóricas. Orientadora: Profa. Dra. Celia Maria Haas. 2009. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/205 |
Data do documento: | 24-Jun-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almir Ribeiro.pdf | Dissertação | 541.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.