Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/205
Tipo: Dissertação
Título: Gestão democrática da educação básica: vivências e reflexões teóricas
Autor(es): Ribeiro, Almir
Primeiro Orientador: Haas, Celia Maria
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo abordar as dimensões da gestão democrática da escola pública. Busca estabelecer uma reflexão sobre o conceito de democracia com vista às políticas públicas da educação, aos sistemas educacionais e à organização da escola pública. Procura, ainda, refletir sobre o conceito de autonomia numa perspectiva histórica e política, com destaque aos dispositivos da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o presente estudo traz uma análise dos conceitos que envolvem a participação como ação política e seus efeitos na organização nas instituições públicas de ensino, com destaque à pertinência da estrutura normativa em relação à gestão democrática. Finalmente, procura discutir sobre os limites e possibilidades advindas da gestão democrática, a partir da efetivação da autonomia da escola pública, frente à estrutura técnico-burocrática que envolve a área educacional, além do campo de tensão que resulta dessa estrutura hierárquica, que se constitui na distância, na formulação e implementação das políticas públicas, através de medidas legais e dos programas governamentais e respectiva consolidação no ambiente escolar.
Abstract: The objective of this research is to discuss the different dimensions of what constitutes the democratic management of public schools. It seeks to estabilish a reflection about the concept of democracy, considering public politics in the field of education, educational systems, as well as it organization. It also includes a reflection on the concept of autonomy in a historical perspective, with special notes to the “Constituição Federal de 1988 and Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. The qualitative approach of this study presents an analysis on the concepts related to politic action and the effects in the organization of public institutions of education; giving special attention to the rules that also must be followed in a democratic management. Finally, it discuss about limits and possibilities as consequence of democratic management, once autonomy has been practiced in public schools, even facing bureaucracy in the aspect of educational area. It also brings anxiety as a result of the hierarchy of structure, constituted in a distance, through legal attitudes from the governement and its influence on the school environment.
Palavras-chave: Políticas públicas em educação
Democracia
Gestão democrática
Autonomia
Ambiente escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: RIBEIRO, Almir. Gestão democrática da educação básica: vivências e reflexões teóricas. Orientadora: Profa. Dra. Celia Maria Haas. 2009. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/205
Data do documento: 24-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Almir Ribeiro.pdfDissertação541.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.