Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/204
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em problemas: saúde e educação numa tessitura interdisciplinar
Autor(es): Gentil, Rosana Maura
Primeiro Orientador: Furlanetto, Ecleide Cunico
Resumo: Assumi como objetivo de pesquisa ampliar o horizonte de compreensão da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A investigação teve como contexto a área médica, privilegiando o Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Para isso busquei analisar os marcos teóricos que dão sustentação ao Projeto Pedagógico desse Curso; apresentar os principais princípios norteadores da Aprendizagem Baseada em Problemas e ampliar a compreensão dessa metodologia. Para traçar o caminho de investigação, apoiei-me na abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental e bibliográfica, constituída pela leitura e análise de textos. A presente pesquisa construiu - se nas fronteiras entre a Saúde e a Educação, em uma zona de intersecção que se estabelece, quando se pretende refletir a respeito e dialogar com pesquisadores de ambas as áreas. Entre os autores consultados destacam-se: Fourez, Lenoir, Bruner, Barrows, Zabala, Dewey, Mamede, Vygotsky, Josso, Coll, Freire, Schimdt, Ausubel, e Larossa Bondia.Um maior conhecimento de suas idéias possibilitou- me identificar quatro dimensões das situações- problema potencializadoras do processo de ensino aprendizagem que orientaram a análise dos textos: dimensões interdisciplinares, relacionais, experienciais e problematizadoras. Com base no caminho percorrido é possível dizer que as situações-problema, além de favorecer o diálogo entre as disciplinas,introduz-nos em uma lógica que liga, articula e permite perceber as relações existentes entre partes e entre elas e o todo. A ABP busca articular conhecimentos de diversas ordens. Essa metodologia, ao contrário de outras que se constituem nos centros dos territórios disciplinares, estrutura-se nas bordas desses territórios uma vez que propõe problemas aos alunos que demandam trânsitos entre diversas disciplinas favorecendo, também, um desenvolvimento cognitivo, afetivo e político - social mais diferenciado.
Abstract: The investigation was a medical context, taking the Course of Medicine, University of São Paulo City - UNICID. Assumed objective of expanding the research horizon of understanding of Problem Based Learning (PBL). For that sought to analyze the theoretical frameworks that support the Education Program of course, present the main principles of the Problem-Based Learning and broaden the understanding of this methodology. To trace the path of research, I have relied on a qualitative approach was document and literature, consisting of reading and analyzing texts. This research built - if the borders between health and education, in a zone of intersection that is established, when you want to reflect on and interact with researchers in both areas. Among the authors consulted include: Fourez, Lenoir, Bruner, Barrows, Zabala, Dewey, Mamede, Vygotsky, Josso, Coll, Freire, Schmidt, Ausubel, and Larossa Bondia. Um greater knowledge of his ideas have helped me to identify four dimensions of problem situations potentiating the process of teaching and learning that guided the analysis of texts: interdisciplinary dimensions, relational, experiential and problem-solving. Based on the road trip we can say that the problem situations, and foster dialogue between disciplines, introduces us to a logic that connects to perceive and articulate the relationship between parties and between them and the whole. ABP seeks to articulate knowledge of various orders. This methodology as opposed to others that they are the centers of the territories disciplinary structure at the edges of these territories, as proposed problems require students to transit from various disciplines also favoring a cognitive, affective and political - social more differentiated.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Metodologias ativas
Educação médica
Problem based learning
Active methodologies
Medical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: GENTIL, Rosana Maura. Aprendizagem baseada em problemas: saúde e educação numa tessitura interdisciplinar. Orientadora: Profa. Dra. Ecleide Cunico Furlanetto. 2009. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/204
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Maura Gentil.pdfDissertação569.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.