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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/203
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas e práticas da supervisão de ensino do estado de São Paulo |
Autor(es): | Chedid, Lourdes Michel Rachid |
Primeiro Orientador: | Haas, Celia Maria |
Resumo: | A pesquisa – A Supervisão de Ensino do Estado de São Paulo – tem por objetivo compreender as funções da supervisão de ensino propostas na legislação educacional e nos estudos teóricos e verificar as práticas realizadas no exercício dessa função. O procedimento metodológico adotado foi o da análise documental, com especial atenção à legislação, para identificar o percurso político-histórico da ação supervisora no Estado de São Paulo. Com o propósito de esclarecer sobre as funções hoje atribuídas a esse profissional, foi aplicado um questionário aos supervisores de ensino de uma Diretoria de Ensino da Capital (SP). Albuquerque (1990), Saviani (2003) e Silva Jr. (2003, 2006) contribuíram para a compreensão da supervisão educacional no país e, em especial, no Estado de São Paulo. O referencial teórico ampliou-se, ainda, com o apoio dos estudos realizados por Rangel (2002), Alarcão (2002), Alonso (2003), Ferreira (2003), Fernandes (2006), Muramoto (2006), que auxiliam quanto ao entendimento do papel da supervisão de ensino no contexto atual. Concluiu-se que as iniciativas político-administrativas levadas a efeito pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo preconizam um perfil mais participativo do supervisor de ensino, caracterizando-o como propositor e executor partícipe de políticas educacionais e, simultaneamente, articulador e mediador entre as políticas macro e as propostas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares, mas as atribuições e as competências do supervisor de ensino conferem-lhe um perfil e um papel técnico-administrativo e burocrático, em dissonância com as proposições políticas da função. |
Abstract: | The aim of this study - Supervising Teaching in the State of São Paulo – is set to understand the functions of teaching supervision as they are presented in the educational legislation and in the writings of theorists besides checking those practices carried out during the exercise of such function. The methodological procedure comprised the analysis of documents, special attention being directed to legislation in order to identify the political and historical route followed by the practice of supervision in the State of São Paulo; a questionnaire was submitted to teaching supervisors from an Education Directory at São Paulo (capital city), which expected to make the current attributions of this professional clear. Scholars in the field as Albuquerque (1990), Saviani (2003) and Silva Jr (2003, 2006) offered their views about how to evaluate education supervision in Brazil and particularly in the State of São Paulo. Based on researches made by further authors, Rangel (2002), Alarcão (2002), Alonso (2003), Ferreira (2003), Fernandes (2006), Muramoto (2006), an attempt to broaden the understanding of the role played by teaching supervision in the present context was intended. It was concluded that the political and administrative steps taken by São Paulo State Secretary of Education leading to a more integrative profile of education supervisors depict them as propounders and active performers of education policies, simultaneously playing the role of articulators and mediators between macropolicies and pedagogical propositions developed in the single school units. The attributions and competences of education supervisors, however, accord them a bureaucratic, technical and managerial profile, a far way removed from the political implications of their function. |
Palavras-chave: | Políticas públicas em educação Supervisão do ensino Formação dos profissionais da educação Public policies of education Teaching supervision Forming professionals in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação |
Citação: | CHEDID, Lourdes Michel Rachid. Políticas e práticas da supervisão de ensino do estado de São Paulo. Orientadora: Profa. Dra. Celia Maria Haas. 2009. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/203 |
Data do documento: | 5-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
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