Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/202
Tipo: Dissertação
Título: Interfaces saúde e educação: a parceria do curso de medicina da Unicid e a prefeitura de Mairiporã
Autor(es): Ferreira, Mônica Izabel
Primeiro Orientador: Silva, Jair Militão da
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar o impacto causado nos alunos, pacientes e comunidade pela parceria entre o curso de Medicina da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo - e a Prefeitura Municipal de Mairiporã. Os procedimentos metodológicos contemplaram a apresentação de um histórico da educação médica, no Brasil e no mundo, revisão bibliográfica de conceitos, como saúde e parceria, e análise de documentos, como as Diretrizes Curriculares, Políticas Públicas de Saúde, filosofia e ação do Sistema Único de Saúde – SUS - e o Programa de Integração em Saúde na Comunidade – PISCO -, entrevistas com os idealizadores e responsáveis pela parceria; questionários respondidos pelos alunos de Medicina e Equipe de Saúde da Família. Os resultados da pesquisa indicam que a parceria escola e equipes de saúde contribui para a melhoria do atendimento, acesso de maior número de pessoas aos serviços médicos, participação da família e da comunidade nos cuidados ao doente, vivência e articulação da teoria e prática dos conteúdos curriculares pelo futuro médico. Assim, o PISCO, com seu objetivo de inserir, já desde o primeiro ano do curso, o aluno na prática médica, contribui para que o futuro Médico possa aplicar seus conhecimentos, avaliar a validade e adequação do currículo, propor alterações, conhecer de perto as necessidades da comunidade, testar sua opção pela medicina e sentir-se útil ao meio que o acolhe como estagiário.
Abstract: This research, of qualitative nature, analyzes the impact caused in the students, patients and community by partnership between the Medicine’s course of the UNICID - University City of São Paulo - and the Municipal City hall of Mairiporã. And methodological procedures contemplated the presentation historical of the medical education, in Brazil and the world, bibliographical revision of concepts, like health and partnership, and documental analysis, like the Curricular Lines of direction, Public Politics of Health, philosophy and action of the Only System of Health - SUS - and the Program of Integration in Health in the Community - PISCO -, interviews with the responsible and idealizers for the partnership; questionnaires answered for the students of Medicine and Team of the Family’s health. The results of the research indicate that the partnership school and teams of health contributes for the improvement of the attendance, access of bigger number of people to the medical services, participation of the family and the community in the cares to the sick person, experience and joint of the practical theory and of the curricular contents for the medical future. So, The PISCO, with its objective to insert, already since the first year of the course, the student in the practical of medicine, contributes so that the future practices medicine can apply its knowledge, to evaluate the validity and adequacy of the curriculum, to consider alterations, to know the necessities to the community, to test its option for the medicine and to feel itself useful to the way receives that it as trainee.
Palavras-chave: Políticas públicas em educação
Sistema único de saúde
Ensino médico
Public politics of education
Medical education
Only system of health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: FERREIRA, Mônica Izabel. Interfaces saúde e educação: a parceria do curso de medicina da Unicid e a prefeitura de Mairiporã. Orientador: Prof. Dr. Jair Militão da Silva. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/202
Data do documento: 3-Dez-2009
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica Ferreira.pdfDissertação727.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.