Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/201
Tipo: | Dissertação |
Título: | As tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas de ensino médio do estado de São Paulo: políticas e ações |
Autor(es): | Flygare, Ivany Theodósio Lérco |
Primeiro Orientador: | Haas, Celia Maria |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo identificar e estudar as ações gestoras, referentes às práticas institucionalizadas a partir das políticas públicas de inserção das novas tecnologias educacionais implantadas e implementadas pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, durante a última década, para escolas que oferecem exclusivamente o Ensino Médio, vinculadas à Diretoria de Ensino da Região Leste 5. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, que traz resposta a um questionamento da investigadora, atuante na escola pública, que busca compreender as mudanças nas ações cotidianas, com a chegada das propostas de inserção das novas tecnologias educacionais. Autores, como Kenski (2001), Levy (1993), Almeida (2006), Valente (2008), Moran, Masseto e Behrens (2000), contribuíram, teoricamente, embasando as análises efetuadas. Partiu-se do pressuposto que, na escola, a tecnologia pode auxiliar a mudança na relação entre professores e alunos, encorajando novos processos de aprendizagem, desenvolvimento de projetos e, também, dar suporte para a aquisição de novas habilidades e a capacidade de análise e resolução de problemas. Os resultados apontaram as convergências, possibilitando a interpretação dos dados em duas categorias - Avanços e Obstáculos – no que se refere às políticas públicas de inserção das novas tecnologias educacionais nas escolas de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. Nas conclusões reconhece-se que há um considerável distanciamento entre o que é proposto nas políticas públicas e o que é realizado nas unidades escolares. |
Abstract: | This research had as objective to identify and to study the management actions, releted to institutionalized practices institutionalized practices from public policies of new educational technologies insertion implanted and implemented by the São Paulo State Educational Department, during the last decade, for schools offer just the high school of Diretoria de Ensino Região Leste 5 – Leste 5 Department of Education. This is a bibliographic and qualitative research because it answers an investigative question, that act in public school, ensuring the access to relevant informations, making possible some informative conclusions about a research trouble. The authors Kenski (2001), Levy (1993), Almeida (2006), Valente (2008), Moran, Masseto and Behrens (2000) assisted theoretically based on analysis. It assumed, at school, the technology could help the change in relationship between teachers and students, encouraging new knowledge process, projects development and, also, to support the new abilities development and the capacity analysis and problems solution. The results of the analysis and interpretation realized were so discovered and showed the convergence points, in the sense of to join the themes in either category adopted in this effort of interpretation from Advances and Obstacles categories insertion of new educational technologies of public policies in high school of São Paulo State Educational Department and the public policies developed in this direction. The results point for a relevant distance between which is proposed in the public policies and which is realized at schools. |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Políticas públicas Ensino médio Educational technologies Public policies High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação |
Citação: | FLYGARE, Ivany Theodósio Lérco. As tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas de ensino médio do estado de São Paulo: políticas e ações. Orientador: Prof. Dr. Celia Maria Haas. 2009. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/201 |
Data do documento: | 11-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ivany Theodosio Lerco Flygare.pdf | Dissertação | 679.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.