Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Joseane Gomes-
dc.date.accessioned2019-11-14T14:59:37Z-
dc.date.available2019-11-14T14:59:37Z-
dc.date.issued2009-12-18-
dc.identifier.citationCAMPOS, Joseane Gomes. Políticas públicas de educação: condições de trabalho do professor: os reflexos do uso do mimeógrafo no dia-a-dia dos professores e dos alunos da rede estadual paulista – ensino fundamental I. Orientador: Prof. Dr. Jair Militão da Silva. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/197-
dc.description.abstractThis qualitative-oriented research was carried out to study the actual work conditions of elementary school I teachers, in order to unveil the portrait of public education in the twenty-first century which is taken as the “Cyber age," where technological innovations advance at a very fast speed with a view innovations in the area of information technology and communication among others. The analysis and reflection about the questions on the issues relating to such conditions with a view to the quality of education and the progress of humanity through education are justified because of its extreme social relevance. Research Object: technology available to students and teachers of the initial series and from first to fourth series of both sexes of elementary school in a public school state of Sao Paulo city – Capital. Research Problem: the reflections caused by the use of the mimeograph (a duplicator for making many copies from a stencil) to the teachers and students of elementary school – cycle one – of the network in Sao Paulo state , as a didactic-pedagogic resource. As an educator, I have observed how the protagonists of school education - students and teachers - are directly affected by the resource mentioned above, as they are social subjects participants of a school system that generates the teaching-learning process, which is formulated by education public policies, which unfortunately, sometimes they come across with obstacles that block the applicability of the same, although they are legally proclaimed. Methodological Procedures: bibliographical research to the theme by reference, structured questionnaire, and participant observation. I think it is responsibility of the educational authorities of all education systems, specially the State System, to develop new formulations on the applicability of funds to effectively contribute to the technological advance, in order to achieve the quality of public education since the Elementary Education is preponderant factor to the impetus for the social, political and economic of social subjects, who act or will act in civil society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectSistema de planejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducation public policiespt_BR
dc.subjectTeachers laborpt_BR
dc.subjectEveryday school lifept_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.subjectEducational systempt_BR
dc.titlePolíticas públicas de educação: condições de trabalho do professor: os reflexos do uso do mimeógrafo no dia-a-dia dos professores e dos alunos da rede estadual paulista – ensino fundamental I.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID25138205846pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6738171980985354pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jair Militão da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0900935972002428pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo estudar as condições de trabalho dos professores do ensino fundamental I de uma escola pública estadual paulistana. A análise e reflexão sobre as questões relativas às tais condições com vistas à qualidade do ensino se justificam por ser de extrema relevância social já que a Educação Escolar é fator preponderante para o impulso sócio, político e econômico dos sujeitos sociais, os quais atuam e/ou atuarão na sociedade civil. Objeto de pesquisa: tecnologia disponível aos alunos e aos professores das séries iniciais, ou seja, de primeira a quarta série de ambos os sexos do ensino fundamental público de uma escola estadual da cidade de São Paulo – Capital. Problema de pesquisa: os reflexos ocasionados pela utilização do mimeógrafo aos professores do ensino fundamental – ciclo I da rede estadual paulista e aos alunos, enquanto recurso didático-pedagógico. Como educadora, a pesquisa permitiu observar que os protagonistas da educação escolar – alunos e professores – são afetados diretamente pelos recursos supra mencionados, já que são sujeitos sociais participantes de um sistema escolar gerador do processo ensino-aprendizagem, o qual é formulado pelas políticas públicas educacionais e, que infelizmente, vez por outra se depara com ranços impeditivos quanto à aplicabilidade dos mesmos, apesar de serem proclamados legalmente. Procedimentos Metodológicos: pesquisa bibliográfica pertinente à temática em referência, questionário estruturado, além de observação participante. O estudo sugeriu que cabe às autoridades educacionais do Sistema Estadual, desenvolver novas formulações quanto à aplicabilidade de verbas destinadas a contribuir efetivamente para o avanço tecnológico a fim de atingir a qualidade do ensino público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. (v. 1). Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Senado Federal. Plano Nacional de Educação. Brasília: Lei n.10.172, 2001. _______. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. 13. ed. Brasília, 2000. _______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Lei n.9.394, 1996. CHARLOT, B. Da Relação com o Saber – elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2005. COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Belo Horizonte: Revista Presença Pedagógica, 1998. DELORS, J. Educação – um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez – MEC – UNESCO, 1999. FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003. FRANCISCO, D. J. Hibridizações no Cotidiano Escolar: Escola e Tecnologias da Comunicação e Informação. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Campus, 1997. HYPOLITO, A. M. Processo de Trabalho na Escola: algumas categorias para análise. Teoria & Educação, 4. 1991. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/ppge/arquivos/File/hypolito_Teo_Ed.pdf.> . Acesso em: 20 out. 2009. LICENSE, GNU Free Documentation. Mimeógrafo – Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mime%C3%B3grafo>. Acesso em: 20 jun. 2006. MENESES, J. G. C. Educação básica – Estrutura e funcionamento. Leitura. 2 ed. São Paulo: Pioneira/Thomson, 2000. MOREIRA, R. A estrutura didática da educação básica – educação especial. In: MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Educação Básica – Políticas, Legislação e Gestão – Leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Ltda, 2004. PAULO II, J. Carta Encíclica: sobre o trabalho humano – Laborem Exercens. São Paulo: Loyola, 1981. PEREIRA, P. A. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005. REBELLO, A. Viagem no tempo – Ensino movido à MANIVELA. Diário de São Paulo, 13 abr. 2008, p.A10. RIBEIRO, A. P. Corujando Dia e Noite: Daquela Época. Set, 1999. Disponível em: <www.corujando.com.br/cronicas/Daquela_Epoca.html>. Acesso em: 22 jun. 2006. SANTOS, M. L. R. Do Giz À Era Digital. São Paulo: Zouk, 2003. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2000. SILVA, J. M. Como fazer trabalho comunitário? São Paulo: Paulus, 2003. SILVA, J. M. Da Autonomia da escola pública: a re-humanização da escola. Campinas, SP: Papirus, 2000. SILVA, J. M. Os educadores e o cotidiano escolar. Campinas: Papirus, 2000. _______. Trabalho docente no ensino básico: novas demandas e novas competências. Revista Renascença de Ensino e Pesquisa, p. 67-72, 1993. _______. Políticas públicas em educação e formação docente: o problema da (in)disciplina examinado sob a ótica de um “currículo formativo”.In: MENESES, João Gualberto de Carvalho; BATISTA, Sylvia Helena S.S.(coord). Revisitando a Prática Docente – Interdisciplinaridade, Políticas Públicas e Formação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Ltda., p. 61-70, 2003. SOUZA, A. N. de. Sou professor, sim senhor!: representações do trabalho docente. Campinas: Papirus, 1996. TEIXEIRA, A. S. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras (1962). In: A Voz dos Educadores – Textos Escolhidos – Série Estudos e Normas n.7. Governo do Estado de São Paulo / Conselho Estadual de Educação, p. 92-104, 2002. TORRES, R. O Mimeógrafo Pisca-Pisca (O início). Mar, 2006. Disponível em: <http://mimeografo.blogspot.com/2006/03/o-mimegrafo-pisca-pisca-o-incio.html>. Acesso em: 22 jun. 2006.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Joseane Gomes Campos.pdfDissertação1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.