Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/1882
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem organizacional em redes sociais: o uso do WhatsApp na rede conexão educação |
Autor(es): | Fiuza, Milena Kendrick |
Primeiro Orientador: | Coraiola, Diego Maganhotto |
Resumo: | O objetivo desta dissertação foi investigar como os fatores inerentes à aprendizagem organizacional surgem e se estruturam dentro de uma rede social virtual de instituições privadas de Ensino, intitulada “Conexão Educação”. Essa rede foi escolhida por apresentar um diferencial de relacionamento por meio de mídia social. A importância deste estudo justifica-se diante da complexidade do contexto atual no qual organizações necessitam aprimorar suas formas de aprendizagem, retenção de conhecimento e de relacionamento interorganizacionais. A aprendizagem que se tornou habilidade chave para sobrevivência das organizações, impulsionou a busca de alternativas de desenvolvimento adotando práticas inovadoras indispensáveis às mudanças impostas por um ambiente competitivo. Adotou-se como método de investigação o estudo de caso e por envolver ambiente virtual, os ensinamentos da Netnografia serviram como norteador de campo, o que possibilitou explorar aspectos qualitativos da interação no desenvolvimento de aprendizagem organizacional. Para obter resultado neste trabalho, os dados foram exportados da rede social formada pelas 40 instituições e analisados à luz da literatura de redes, aprendizagem organizacional e mídia social, utilizando-se essencialmente da análise de conteúdo. Após submeter os dados à tais análises, identificou-se episódios que aprendizagem que dividiaram-se em Episódios de Transferência de Informação, Episódios de Produção de Conhecimento, Episódios de Troca de Experiências e Episódios de Construção de Relacionamento (pessoal e geral). Considerando que o presente trabalho envolveu apenas uma rede virtual, sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas envolvendo um número maior de redes de aprendizagem, com o objetivo de aumentar a compreensão sobre o assunto e confirmar os resultados obtidos, especialmente quanto aos affordances encontrados. |
Abstract: | The objective of this dissertation was to investigate how the inherent factors of organizational learning arise and are structured within a virtual social network of private educational institutions, entitled "Conexão Educação". This network was chosen because it presents a relationship differential through social media. The importance of this study is justified by the complexity of the current context in which organizations need to improve their forms of learning, retention of knowledge and interorganizational relationships. Learning that has become a key skill for organizations' survival has spurred the pursuit of development alternatives by adopting innovative practices that are indispensable to the changes imposed by a competitive environment. The case study was adopted as a research method and because it involved virtual environment, the teachings of the Netnography served as a field guide, which made it possible to explore qualitative aspects of the interaction in the development of organizational learning. To obtain results in this work, the data were exported from the social network formed by the 40 institutions and analyzed in the light of the literature of networks, organizational learning and social media, essentially using content analysis. After submitting the data to such analyzes, we identified learning episodes that were divided into Episodes of Information Transfer, Knowledge Production Episodes, Experiment Exchange Episodes, and Relationship Building Episodes (personal and general). Considering that the present work involved only a virtual network, it is suggested that new research be carried out involving a larger number of learning networks, in order to increase understanding about the subject and confirm the results obtained, especially regarding the affordances found. |
Palavras-chave: | Administração Aprendizagem organizacional Redes sociais Mídia social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Positivo |
Sigla da Instituição: | UP |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1882 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MILENA KENDRICK FIUZA.pdf | Dissertação | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.