Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/166
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação contextualizada como instrumento de inclusão social |
Autor(es): | Castilho, Antonio Ivan |
Primeiro Orientador: | Almeida, Júlio Gomes |
Resumo: | O objeto da pesquisa é a educação contextualizada na conjuntura metropolitana. O principal objetivo do estudo é o entendimento da dimensão da possibilidade de se desenvolverem propostas como essa em regiões metropolitanas, como a de São Paulo. Como local da pesquisa escolheu-se o Projeto Alavanca Brasil, desenvolvido em uma favela da Zona Oeste de São Paulo, com apoio do governo alemão e de diversas empresas alemãs que atuam no Brasil. A metodologia adotada, na realização da pesquisa, foi qualitativa e como técnica de coleta de dados optou-se pela análise bibliográfica e documental, que foi complementada pela reflexão sobre o próprio processo formativo, com destaque para a relação do professor com a escola nesse processo. Como técnica de coleta de dados, recorreu-se à observação, incluindo a participação, no projeto onde foi realizada a pesquisa. Foi possível perceber que a existência do projeto vem contribuindo para o crescimento da comunidade e, sobretudo, para a ampliação da visão daqueles que conduziram a sua implantação. O projeto vem sendo, ainda, responsável pelo seu desenvolvimento. Há alguns indicadores que demonstram essa mudança, sendo o principal deles o fato de o projeto estar sendo conduzido com expressiva participação da comunidade |
Abstract: | The object of education research is contextualized in the metropolitan situation. The main objective of the study is to understand the dimension of possibility of developing such as this proposals in metropolitan areas, such as São Paulo. As the research site was chosen Alavanca Brazil Project, developed in a favela in West Zone of São Paulo, with support from the German government and several German companies operating in Brazil. The methodology used in the research, and as a qualitative data technique for collecting was chosen for the literature review and documentary, which was followed by reflection on their own learning process, especially the relationship with the school teacher in this process . As a technique for collecting data, we used the observation, including participation in the project where the research was performed. It was possible to understand that the project has contributed to the growth of the community and especially to broaden the vision of those that led to its implementation. The project has been also responsible for its development. There are some indicators that show this change, the main one being the fact the project is being conducted with significant community participation |
Palavras-chave: | Comunidade Educação contextualizada Inclusão Metrópole |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Departamento 1 |
Programa: | Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/166 |
Data do documento: | 20-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Antonio Ivan Castilho.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.