Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades na autoformação do gestor acadêmico de instituições de educação superior privadas
Autor(es): Basso Júnior, José Norberto
Primeiro Orientador: Haas, Celia Maria
Resumo: Este trabalho teve por objetivo conhecer e refletir sobre os critérios para a indicação e nomeação dos gestores acadêmicos em Instituições de Educação Superior (IES) privadas de pequeno porte, localizadas na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, visando desvelar desafios e possibilidades vivenciadas no cotidiano desses gestores. Considera-se como hipótese que a ausência de critérios para a seleção e indicação de gestores em IES privadas faz com que a escolha seja decidida pelos mantenedores, que optam geralmente pela promoção de pessoal do próprio quadro institucional, demandando a autoformação durante o processo de gestão. Nessa perspectiva, o problema de investigação sustenta-se na necessidade de compreender como são indicados e selecionados os gestores acadêmicos da Educação Superior Privada, sua chegada aos cargos nas IES e como se desenvolve o processo autoformativo no cargo para que os mesmos exerçam as funções de gestão. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa apoiada em entrevistas semiestruturadas, e teve como eixo condutor a análise das políticas públicas e a discussão dos novos cenários da Educação Superior Brasileira. Contou fundamentalmente com apoio teórico de Galvani (2002), Libâneo (2004), Mancebo (2004), Mello (2008), Boaventura de Souza Santos (1999) e (2005), Santos Netto (2009), Tachizawa (2006), Anisio Teixeira (1989), Trigueiro (2000) e (2002), Valoi (2007), Visentin (2009) e Vasconcellos (2007). Como resultados da pesquisa, foi possível observar que: a) as nomeações dos gestores decorrem da promoção do próprio quadro de colaboradores das IES pesquisadas, sendo percebida nas instituições a falta de clareza e de critérios institucionais estabelecidos para as promoções e nomeações e a ausência de definições das políticas públicas que normatizem ou regulamentem esta situação; b) o conhecimento das políticas públicas é imprescindível ferramenta para a atuação gestora, contribuindo significativamente para a formação do gestor; c) há o reconhecimento dos entrevistados de que a formação gestora ocorre por meio de um processo autoformativo durante a própria gestão, sendo este processo construído por intermédio da interação com os documentos institucionais e com as políticas públicas de educação, nas relações com o ambiente acadêmico, nas mediações entre os corpos docente, discente e técnico- administrativos das IES
Abstract: This study aimed to understand and reflect on the criteria for nomination and appointment of academic administrators in higher education institutions (HEI) small private, located in the Midwest in the state of São Paulo, aiming to uncover challenges and possibilities of managers experienced in daily life. It is hypothesized that the lack of criteria for the selection and appointment of managers in private institutions makes the choice to be decided by the maintainers, who generally opt for the promotion of staff's own institutional framework, requiring the self-training in the management process . From this perspective, the research problem rests on the need to understand how they are nominated and selected academic managers of private higher education, his arrival in office in HEI and how to develop the self-formative process in the job for them to exercise the functions of management. The research presents an approach supported by qualitative interviews, and had as the driving public policy analysis and discussion of new scenarios of Brazilian higher education. Told primarily with theoretical support Galvani (2002), Lebanon (2004), Swain (2004), Mello (2008), Boaventura de Souza Santos (1999) and (2005), Santos Neto (2009), Tachizawa (2006), Anisio Teixeira (1989), Trigueiro (2000) and (2002), Valois (2007), Visentin (2009) and Vasconcellos (2007). As the search results, it was observed that: a) the appointment of managers derived from the encouragement of their own workforce HEIs surveyed institutions being perceived lack of clarity and institutional criteria established for the promotions and appointments, and the absence of definitions public policies that regulate or govern this situation, b) knowledge of public policy is essential tool for managing performance, contributing significantly to the formation of the manager, c) there is recognition of the respondents that the training manager is through a self-formative process during the management itself, being built through this process of interaction with institutional documents and policies of public education, relations with the academic environment, in mediations between faculty, students and technical and administrative staff of the IES.
Palavras-chave: Políticas Públicas de Educação
Autoformação
Gestor Educacional
Instituição de Educação Superior Privada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/165
Data do documento: 21-Dez-2011
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