Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/163
Tipo: | Dissertação |
Título: | A inclusão de crianças de 6 anos no ensino fundamental: um estudo do brincar à luz das políticas públicas de educação |
Autor(es): | Delfin, Andréa Soares |
Primeiro Orientador: | Silva, Edileine Vieira Machado da |
Resumo: | Este trabalho estuda o brincar na educação de crianças no Ensino Fundamental de nove anos, a partir de autores como Piaget, Vygotsky, Huizinga, Brougère, Friedmann, Silva, Kishimoto, Machado e outros, leis, diretrizes e orientações dos órgãos competentes, pesquisa de campo com professores e observação participante. A ampliação do ensino fundamental de nove anos tem aberto discussões sobre o acolhimento dessas crianças, avaliação, organização do espaço, currículo, tratamento pedagógico e a garantia do brincar como direito fundamental da criança. Os autores, os documentos legais e nossa pesquisa participante apontam que o brincar contribui para o desenvolvimento e expressão da criança nos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais, como um ser total e indivisível. Os professores em geral percebem a importância do lúdico, porém, falta-lhes experiência e método para estimular, acompanhar e participar das brincadeiras infantis. A preocupação em cumprir o programa, a pressão dos pais por alfabetização e um currículo fechado, pronto, que não considera a especificidade de cada faixa etária, tudo contribui para um ensino teórico, maçante, não prazeroso para a criança. Nas escolas, o tempo para o brincar é bastante reduzido pelo currículo, que prioriza a alfabetização. É preciso evitar a cisão entre brincar e aprender. Brincando, a criança aprende, relaxa, cria, constrói, imagina, pensa, o que a prepara para realizar melhor os trabalhos em sala de aula. A criança precisa viver amplamente sua infância, sem que a exigência de alfabetização distorça e restrinja seu tempo e espaço de brincar. |
Abstract: | This work studies how to play with children in Fundamental teaching to the nine year old child by the authors like Piaget, Vygotsky, Huizinga, Brougère, Friedmann, Silva, Kishimoto, Machado and others, laws, directrixes and orientations from the competent organs, field research with teachers and participant observation. The Fundamental teaching ampliation to the nine years old child has opened contests about the kind reception to these children, evaluation, space organization, curriculum, pedadogical treatment and the guarantee to play as a fundamental child right.The authors, the legal documents and our participant research aims at playing contributes to the development and child expression in physical aspects, emotional, affective, cognitive, linguistic and social like a complete human being and indivisible. The teachers in general notice the ludical importance though the experience and method to stimulate are missing, following and participating the childish play. The concern to accomplish the performance, the parents pressure for the act of teaching to read and a closed curriculum, prompt not considering the age specification, all contributes to a theorical teaching , boring , not pleasant to the child. At schools the time to play is very short by the schedule that gives priority to the act of teaching to read. It’s indispensable to avoid the divergence between playing and learning. The child learns playing, relaxes, creates, builds , imagines , thinks what prepares him or her to perform the school projects better in the classroom . The child needs to live the childhood completely and the act of teaching to read demanding can’t distort and limit child’s time and space to play. |
Palavras-chave: | Políticas públicas de educação Inclusão escolar Ensino fundamental Public policy of education Inclusion Education, primary |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação |
Citação: | DELFIN, Andréa Soares. A inclusão de crianças de 6 anos no ensino fundamental: um estudo do brincar à luz das políticas públicas de educação. orientadora Profa. Dra.: Edileine Vieira Machado. 2012. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/163 |
Data do documento: | 8-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Andrea Soares Delfin.pdf | Dissertação | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.