Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/162
Tipo: Dissertação
Título: A transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II na vida de um aluno com deficiência
Autor(es): Guerreiro, Guacyara Labonia
Primeiro Orientador: Silva, Edileine Vieira Machado da
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. Para tanto, partiu-se de uma breve apresentação dos aspectos legais e teóricos que sustentam e justificam o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares nos últimos anos. Em seguida, por meio da abordagem qualitativa, adotou-se um estudo de caso como procedimento metodológico, que sustentou a reflexão acerca da problemática investigada. Os resultados indicaram que ainda existem fragilidades em relação à inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares e que o sistema educacional vigente ainda não consegue atender a todos os alunos. No caso estudado, constatou-se que todo o conhecimento acumulado pelo aluno durante os anos iniciais do Ensino Fundamental foi desconsiderado nos anos finais. A pesquisa sugere, ainda, que a cisão existente na passagem de uma etapa da escolarização do aluno para outra fez com que recaísse sobre o aluno uma aparente “inaptidão” para cursar os anos finais do Ensino Fundamental, atribuída à sua deficiência e que mascarou as dificuldades da escola em rever os seus modos de trabalhar numa perspectiva inclusiva. As conclusões suscitadas indicam a urgência de mudanças do modelo educacional existente, no sentido de reorganizar as práticas escolares, principalmente, no que diz respeito à transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II.
Abstract: The primary goal of this study is to analyze the inclusion process of students with disabilities from Elementary School to Middle School. With this purpose, it begins with a brief introduction of the legal and theoretical aspects that support and justify the inclusion process of students with disabilities in standard schools in the last few years. After that, through a qualitative approach, a case study was determined as the methodology, reinforcing the reflection on the issues at hand. Results have shown that there still are frailties related to the inclusion of students with disabilities in standard schools and that the current educational system can’t provide for every student. One possible conclusion of this case study is that all the knowledge acquired by the student during the early years of Elementary School is disregarded in Middle School. Moreover, this research suggests that the existent gap in the transition from one stage of the student’s education to the other creates a seeming “unpreparedness” to attend the last years of Middle School - hastily associated with their disability – disguising the school’s difficulty to rethink its work through an inclusive perspective. The conclusions reached highlight the pressing need for change in the current model, with the intention of reorganizing school practices, mainly the ones concerning the transition from Elementary School to Middle School.
Palavras-chave: Políticas públicas de educação
Educação inclusiva
Alunos com deficiências
Ensino fundamental
Public policy education
Inclusive education
Students with disabilities
Education, primary
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: GUERREIRO, Guacyara Labonia. A transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II na vida de um aluno com deficiência. Orientador Profa. Dra.: Edileine Vieira Machado. 2012. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/162
Data do documento: 15-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Guacyara Labonia Guerreiro.pdfDissertação527.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.