Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/161
Tipo: Dissertação
Título: A legislação educacional sobre formação de professores
Autor(es): Siqueira, Maria do Carmo
Primeiro Orientador: Pereira, Potiguara Acácio
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar a legislação educacional sobre formação de professores, instituídas na década de 1990. A Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foi considerada a legislação central deste processo e representou uma reorganização da Educação em todos os seus níveis, como prevê a Constituição. Para alcançar o objetivo proposto adotou-se a abordagem qualitativa e utilizou-se a análise documental, tais como Leis, Pareceres, Resoluções, Portarias e Diretrizes de nível federal. No Ensino Superior, no que se refere à formação docente, uma das mudanças foi a instituição de um novo modelo curricular: as diretrizes curriculares. As mudanças pretendidas por este modelo foram a formação generalista, continuada e a flexibilização. É perceptível o papel do Estado na regulação dos processos e a concepção de um currículo como prescrição que atende aos interesses do mercado e não às necessidades formativas do professor.
Abstract: This work has as objective to discuss and analyze the politics of teacher´s education, instituted in the 1990 decade. The Law of Guidelines and Basis n.º 9.394, from December 20th, 1996, was considered the main legislation of this process and represented a reorganization of Education in all levels, as predicted in Constitution. To reach the proposed objective it was adopted a qualitative approach and was used documental analysis, such as laws, resolutions, guidelines in the federal level. In the Graduation, when it refers to teacher´s education, one of the changes was the institution of a new curricular model: the curricular guidelines. The changes intended by this model were general, continuous education and flexibilization. It´s perceptive the State´s role in the regulation of the processes and the conception of a curriculum as a prescription that attends the interests of the market and not the teacher´s education needs.
Palavras-chave: Legislação educacional
Ensino superior
Formação docente
Educational legislation
Education, higher
Teacher´s ducation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: SIQUEIRA, Maria do Carmo. A legislação educacional sobre formação de professores. Orientador Prof. Dr.: Potiguara Acácio Pereira. 2012. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/161
Data do documento: 9-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maria do Carmo.pdfDissertação746.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.