Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/160
Tipo: | Dissertação |
Título: | As interações sociais entre professor e aluno com deficiência nas primeiras séries do ensino fundamental, sob a ótica das políticas públicas de inclusão |
Autor(es): | Freitas, Nilma Célia Mamede de |
Primeiro Orientador: | Silva, Edileine Vieira Machado da |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar as interações sociais entre professor e aluno com deficiência nas primeiras séries do Ensino Fundamental, sob a ótica das Políticas Públicas de Inclusão. Esta pesquisa pode servir como parâmetro para a formulação de futuras Políticas Públicas inovadoras de inclusão escolar. A questão da pesquisa buscou responder como se estabelecem as interações sociais entre professor e aluno com deficiência nas classes comuns nas séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Manaus. O objeto de pesquisa é a relação estabelecida entre o professor da classe comum e os alunos com deficiência no processo de inclusão escolar nas classes comuns. A metodologia é qualitativa, de base fenomenológica. Teve como procedimentos, pesquisa documental, aplicação de questionário a professores e registros de observações. Referencial teórico: LAUAND (2010); LÓPEZ QUINTÁS (1999; 2009); MACHADO (2009; 2010); SILVA(1996; 2009); WALD (2010) entre outros. O professor deve, em sua prática, ter em mente a noção do que significa o processo de inclusão escolar de aluno com deficiência, pela singularidade desse indivíduo e de seus familiares, considerando que, por trás dessa pessoa, existem expectativas, anseios, sonhos e esperanças. Esse professor não deve encarar tais expectativas como algo prescritivo ao seu fazer, mas como algo essencial na ação docente de atenção às necessidades das pessoas com deficiência incluídas em classes comuns. |
Abstract: | The objective of this work was devoted to the study of social interactions between teacher and student with disabilities in the early grades of elementary school, from the perspective of Public Policy of Inclusion. This research can lead and serve as a parameter for formulation of future innovative Public Policy School Inclusion. The research sought to answer the question how to establish the social interactions between teacher and student with disabilities in regular classes in the early grades of elementary education in public schools of Manaus. And the object of research is the relationship established between teachers and regular classroom students with disabilities in school inclusion in regular classes. The methodology: qualitative, phenomenological. The procedure consisted of desk research, as well as a questionnaire with teachers and records observations. Theoretical Framework: LAUAND (2010); LÓPEZ QUINTÁS (1999; 2009); MACHADO (2009; 2010); SILVA(1996; 2009); WALD (2010) among others. Teacher should be in your practice, keep in mind the notion of what it means the process of school inclusion of students with disabilities, by the uniqueness of these individuals and their families, considering that behind this person there are expectations, desires, hopes and dreams. This teacher should not face such expectations as being prescriptive in its making, but as something essential in the teaching activities of attention to the needs of people with disabilities included in regular classes. |
Palavras-chave: | Políticas públicas de educação Inclusão escolar Interações professor-aluno Public policy education School inclusion Interactions teacher and student |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação |
Citação: | FREITAS, Nilma Célia Mamede de. As interações sociais entre professor e aluno com deficiência nas primeiras séries do ensino fundamental, sob a ótica das políticas públicas de inclusão. Orientadora Profa. Dra. Edileine Vieira Machado. 2012. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/160 |
Data do documento: | 17-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Nilma Mamede.pdf | Dissertação | 914.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.