Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLobos, Noelia Luísa Neves-
dc.date.accessioned2020-08-31T19:54:46Z-
dc.date.available2020-08-31T19:54:46Z-
dc.date.issued2014-09-10-
dc.identifier.citationLOBOS, Noelia Luísa Neves. Alguém como Adele: análise semiótica de uma seleção de canções do álbum 21. Franca, SP, 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1010-
dc.description.abstractAdele became recognized worldwide after launching her songs on the Internet; then she signed a contract with XL Recordings and started a process of writing a new set of songs. Then, 21 was born: a record of eleven songs all about one person: her exboyfriend. Starting on the organization of the songs in this record, our goal in the research is to analyze the transformations of the narrative subject and the passional subject. The organization that the record presents propound a narrative course where becomes possible to identify the manipulations, the acquisition of competence, the performance and the sanction, contained on the narrative level, what makes possible also to observe the passional course of the soul subject, highlighting the passions of the cholera, the jealous, the nostalgia and the anguish, specifically. Therefore, based on the French semiotics by Algirdas Julien Greimas, we were able to identify the completeness of the narrativity propound by the record through the analysis of four selected lyrics: Rolling in the Deep, Rumour has It, One and Only, e Someone like You; proving that relating the elements of the semiotics of music, the semiotics of passion and the semiotics of narrativity, 21 could be analyzed through four songs. Key words: Adele; passion; semiotics; narrativity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Francapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdelept_BR
dc.subjectPaixãopt_BR
dc.subjectSemiótica greimasianapt_BR
dc.subjectNarratividadept_BR
dc.titleAlguém como Adele: análise semiótica de uma seleção de canções do álbum 21pt_BR
dc.title.alternativeSomeone Like Adele: A Semiotics Analysis of a Selected Group of Songs of 21pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ludovice, Camila de Araújo Beraldo-
dc.contributor.advisor1ID2484816022138902pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2484816022138902pt_BR
dc.contributor.referee1Raiz, Amanda Cristina Martins-
dc.contributor.referee1ID2987496985306079pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2987496985306079pt_BR
dc.contributor.referee2Pernambuco, Juscelino-
dc.contributor.referee2ID1656882776659459pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1656882776659459pt_BR
dc.description.resumoAdele ganhou reconhecimento mundial após lançar suas canções na Internet; em seguida assinou contrato com a gravadora XL Recordings e começou o processo de criação de uma nova coletânea de músicas. Depois de algum tempo nasceu 21, álbum constituído de onze canções sobre uma pessoa só: seu ex-namorado. Partindo da organização em que as canções se encontram neste álbum, nosso objetivo é, nessa pesquisa, analisar as transformações do sujeito narrativo e passional. A organização de canções que o CD apresenta propõe um percurso narrativo em que é possível identificar as manipulações, a aquisição de competência, a performance e a sanção, presentes no nível narrativo, e que possibilita, também, observar o percurso passional do sujeito de alma, destacando as paixões da cólera, do ciúme, da nostalgia e da angústia, especificamente. Para tanto, partindo da fundamentação teórica da semiótica de linha francesa de Algirdas Julien Greimas, identificamos a completude dos percursos propostos pelo álbum, através da análise das letras de quatro canções selecionadas: Rolling in the Deep, Rumour has It, One and Only, e Someone like You, e pudemos comprovar que relacionando elementos da semiótica da canção, com a semiótica das paixões e com a semiótica narrativa, o álbum 21 pode ser analisado como um todo. Palavras-chave: Adele; paixão; semiótica greimasiana; narratividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Línguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFRANpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
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