Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/809
Tipo: Dissertação
Título: A construção de jogos digitais como forma de promover a interdisciplinaridade
Título(s) alternativo(s): The construction of Digital Games as a way to promote Interdisciplinarity
Autor(es): Fernandes, Julio Cesar Naves
Primeiro Orientador: Silveira, Ismar Frango
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Ismar Frango
metadata.dc.contributor.referee2: Schimiguel, Juliano
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Pedro Henrique Cacique
Resumo: Essa dissertação é uma pesquisa de intervenção que trata a respeito da Interdisciplinaridade, onde recorremos a uma investigação histórica sobre o surgimento desse método, e posteriormente, alinhando nosso pensamento aos conceitos e definições apresentadas, principalmente, por Japiassú (1976) e Fazenda (1979, 1994, 1998, 2001), pudemos verificar se essas mesmas definições hoje podem ser encontradas nos documentos oficiais que ditam os rumos da Educação do nosso país. Cientes de que a Educação deve acompanhar a evolução tecnológica global, sustentamos através de Silveira (2016) e Angotti & Auth (2011), o uso das tecnologias como forma de promover o ensino interdisciplinar nas escolas. Diante deste fato, esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo verificar, por meio de uma intervenção, se é possível empregar estratégias e ferramentas voltadas ao desenvolvimento de jogos como uma forma de promover o ensino Interdisciplinar, por meio de um design construtivista, alinhado ao desenvolvimento do pensamento computacional. Utilizando-se de ferramentas para construção de mapas mentais, espera-se que alunos do 9º do Ensino Fundamental possam desenvolver o pensamento interdisciplinar através do processo de criação de Jogos Digitais, sendo para isso, abordados tópicos que auxiliem os mesmos nesse processo, como o uso do Scratch, as características que classificam um Jogo Educativo e os conceitos de Design Construtivista a ser aplicado no projeto elaborado.
Abstract: This dissertation is an intervention research that deals with Interdisciplinarity, where we resort to a historical investigation about the emergence of this method, and later, aligning our thinking with the concepts and definitions presented, mainly, by Japiassú (1976) and Fazenda (1979, 1994, 1998, 2001), we could verify if these same definitions can now be found in the official documents that dictate the direction of our country's Education. Aware that Education must accompany global technological evolution, we support through Silveira (2016) and Angotti & Auth (2011), the use of technologies as a way to promote interdisciplinary teaching in schools. Given this fact, this qualitative research aims to verify, through an intervention, whether it is possible to employ strategies and tools aimed at the development of games as a way to promote Interdisciplinary teaching through constructivist design, aligned with the development of computational thinking. Using tools for the construction of mind maps, it is expected that students of the 9th grade can develop interdisciplinary thinking through the process of creating Digital Games, and for this, topics that help them in this process are approached. Scratch, the characteristics that classify an Educational Game and the concepts of Constructivist Design to be applied in the elaborated project.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Jogos Digitais
Ensino de matemática
Tecnologia da Informação
Pensamento Computacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cruzeiro do Sul
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: FERNANDES, J. C. N. A construção de jogos digitais como forma de promove a interdisciplinaridade. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) . São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/809
Data do documento: 7-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julio Cesar Naves Fernandes.pdf7.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.