Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2360
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico sobre a separação dos resíduos sólidos nas praças de alimentação no câmpus de uma universidade de Curitiba, Paraná, Brasil
Autor(es): Schiel, Andreas
Primeiro Orientador: Godoi, Ana Flávia Locateli
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Janissek, Paulo Roberto
Resumo: Tendo em vista a problemática envolvendo a grande geração de resíduos sólidos, em conjunto com a inadequada separação e posterior destinação final, este trabalho teve por objetivo avaliar a separação de resíduos sólidos nas Praças de Alimentação no Câmpus da Universidade Positivo, em Curitiba-PR. Para isso foram escolhidas três praças de alimentação estabelecidas no Câmpus, que se caracterizam por grande movimento de usuários e ponto significativo de descarte de resíduos. A efetividade da separação dos resíduos foi analisada por meio da identificação visual e da pesagem do conteúdo das lixeiras destinadas para coleta seletiva de papel, de metal, vidro e plástico, e de orgânicos. Os resultados indicaram que não existe uma separação dos resíduos no momento do seu descarte, o que ocorre de maneira aleatória. O grau de conscientização ambiental foi avaliado por meio da aplicação de um questionário de respostas fechadas, ou seja, de múltipla escolha, entre os alunos que freqüentam as praças de alimentação. A análise das respostas aponta que 94% usam os serviços da praça de alimentação, 42% acreditam que falta conscientização para o descarte adequado dos resíduos e 53% sentem a necessidade de programas e orientação sobre a forma correta de descartá-los. Uma parcela de 42% respondeu que sempre separa os resíduos no momento do descarte, e 40% incentivam outros a dispor corretamente os resíduos. Grande parte (70%) afirma que a separação correta dos resíduos serve para preservar o meio ambiente e 54% sabem que os resíduos são dispostos em aterros sanitários. Uma campanha de conscientização e esclarecimentos foi elaborada na forma de palestras e ministrada aos alunos de diversos cursos de graduação, bem como para os funcionários das praças de alimentação. Enfatizou-se a importância da participação de todos os envolvidos para a melhoria do processo de redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos e para a conservação de fontes naturais. O trabalho contou com o apoio da gerência administrativa da instituição e dos proprietários dos estabelecimentos que gerenciam os restaurantes. Em função destas ações mudanças já foram observadas no cenário pesquisado. Os resultados da separação dos resíduos obtidos com as palestras e por meio de cartazes informativos refletiram uma resposta positiva dos usuários quanto a importância da coleta seletiva.
Abstract: The generation of huge amounts and the inadequate separation and final destination of the urban solid waste motivated the evaluation of the disposal at the food courts of an University in Curitiba-PR, Brazil. For that purpose, three food courts were selected. The effectiveness of waste separation was analyzed by means of visual identification and weighting the content of paper, metal, glass and plastic, and organic waste containers. Results indicate that there is no separation of residues, revealing that waste is randomly disposed at the different containers. User’s environmental awareness was evaluated by a multiple choice questionnaire, applied among the students. The survey shows that 94% of the respondents are using the food courts, while about half of the enquired students expressed the need of orientation programs for the correct discard of the waste. About 45% answered that always separate the waste before discarding it and similar amount also stimulates others to discard residues properly. An informative campaign was performed to promote the environmental awareness among the students of several Undergraduate courses. A similar campaign was performed among the food courts workers, emphasizing the importance of their participation for the reduction, reuse and recycling processes improvement and for the natural resources conservation. Administrative personal and restaurant managers supported and made this work possible. As a preliminary result, some changes in cosumer’s habits were already observed after informative lectures presented at classrooms and signs fixed all over the restaurant environment.
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Educação ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2360
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreas Schiel.pdfDissertação9.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.