Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Mestrado em Ensino de Ciências
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1088
Tipo: Dissertação
Título: Análise das atividades de um livro didático relacionadas ao conceito de fração à luz do pensamento computacional.
Autor(es): Bossi, Vanderson Gomes
Primeiro Orientador: Silveira, Ismar Frango
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Ismar Frango
metadata.dc.contributor.referee2: Schimiguel, Juliano
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Ana Cristina dos
Resumo: O Pensamento Computacional pode ser apontado como uma das aptidões intelectuais básicas de um ser humano, semelhante a leitura, fala e realização de operações. Dessa forma é necessário tratar o aumento do alcance do ensino do Pensamento Computacional, e até considerá-lo como uma ciência básica. Deste modo esta pesquisa tem como objetivo evidenciar as habilidades do Pensamento Computacional existentes nas atividades propostas no livro didático do 6º ano, analisando especificamente o conceito de frações e ainda sugerindo por meio de atividades já existentes no livro o uso das atividades desplugadas. Com a finalidade de atingir os objetivos da pesquisa, optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo apresentada por Bardin (2011), utilizando o livro didático de maior distribuição no território nacional de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático (2020), de modo que na pré-análise foram encontradas as categorias, componentes e as questões norteadoras, para evidenciar as habilidades do Pensamento Computacional. Com a análise foi possível verificar que é possível explorar as habilidades do Pensamento Computacional nas atividades principalmente atendendo as competências da BNCC (2018). As habilidades de Abstração e Análise foram as mais encontradas, porém em nenhuma das atividades foram encontradas mais de três habilidades do Pensamento Computacional.
Abstract: Computational Thinking can be identified as one of the basic intellectual skills of a human being, similar to reading, speaking and performing operations. Thus, it is necessary to treat the increase in the scope of teaching Computational Thinking, and even consider it as a basic science. In this way, this research aims to highlight the Computational Thinking skills existing in the activities proposed in the 6th grade textbook, specifically analyzing the concept of fractions and also suggesting through activities already existing in the book the use of unplugged activities. In order to achieve the research objectives, we opted for the Content Analysis methodology presented by Bardin (2011), using the most widely distributed textbook in the national territory according to the National Textbook Program (2020), by so that in the preanalysis the categories, components and guiding questions were found, to highlight the skills of Computational Thinking. With the analysis it was possible to verify that it is possible to explore the abilities of Computational Thinking in the activities mainly attending the competences of BNCC (2018). The skills of Abstraction and Analysis were the most found, however in none of the activities were found more than three skills of Computational Thinking.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Livro didático
Atividades desplugadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cruzeiro do Sul
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências
Citação: BOSSI, V. G. Análise das atividades de um livro didático relacionadas ao conceito de Fração à luz do Pensamento Computacional. 141f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1088
Data do documento: 16-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanderson Gomes Bossi.pdfdissertação3.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.